25.4 C
Picos

Missa e show com Antônio Cardoso marcam encerramento da 59ª festa de São Sebastião em Vera Mendes — PI

#

Anualmente, durante o mês de janeiro, inspirados pela crença no sagrado e por histórias de luta, os fiéis católicos de Vera Mendes — PI, vivenciam a festa em honra ao santo padroeiro do município, São Sebastião, uma tradição que se mantém viva há 59 anos, iniciada muito antes da emancipação da cidade.

Matéria relacionada — Tem início em Vera Mendes — PI a 59ª Festa de São Sebastião

Os festejos do santo padroeiro, considerado o maior evento religioso da cidade, teve seu encerramento nesta sexta-feira, 20, na Igreja Matriz, e concentrou uma multidão de devotos do município e de outras cidades vizinhas, e é um momento de prestação de louvor, orações e agradecimentos.

A cerebração foi presidida pelo padre Yago Waquim, e concelebrada pelo padre Francisco de Assis, pároco da Paróquia de Itainópolis, que abrange a Área Pastoral de Vera Mendes. Neste ano, o festejo refletiu sobre o tema “São Sebastião, soldado de Cristo, exemplo de vida cristã”.

Em entrevista, o padre Francisco de Assis, enalteceu a grandiosidade da Festa de São Sebastião. “Foi um tempo de graça, nós vivemos durante a festa de são sebastião uma oportunidade singular para nos reaproximarmos do amor de Deus, reafirmamos a fé pelo exemplo de vida e santidade do nosso padroeiro. Nossa avaliação é positiva, certamente o empenho de todos, a colaboração de cada um de acordo com seus dons e talentos, fez com que a festa acontecesse da melhor forma. E encerrar nossa festividade com essa grande festa nos deixa felizes, certamente ficará marcas no coração de todos que fazem parte deste município, uma oportunidade de reavivar a chama da fé no coração, através da música que também toca o nosso coração.” Disse.

O padre Yago Waquim, disse que todo o povo de Vera Mendes deve se espelhar no testemunho de fé do padroeiro. “A primeiro impressão que tive de Vera Mendes foi extremamente positiva, um povo de fé, fervoroso e corajoso no senhor, e a exemplo de São Sebastião, chamado pelo senhor para servir na mensagem do reino de Deus. Então, eu desejo que toda a comunidade paroquial siga perseverante, pois todos nós somo chamados por Deus como Jesus chamou os doze apóstolos, e temos a missão de perpétua essa mensagem a todos os povos.” Comentou.

Logo após a missa, aconteceu um show festivo em Praça Pública com o cantor e compositor brasileiro de músicas cristãs, particularmente, de música católica, Antônio Cardoso.

O show foi organizado pela Área Pastoral de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura de Vera Mendes, por meio do prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim.

Em discurso, o prefeito Dr. Carlim, falou da importância dos festejos, iniciado há 59 anos, muito antes da sua emancipação política, quando ainda era a comunidade Umbuzeiro Ferrado. “Agradecer a comunidade católica da nossa cidade, aos amigos das cidades vizinhas, aos vereadores, secretários, e demais representantes. Dizer que os festejos de São Sebastião, é festejado na nossa cidade desde quando aina era a comunidade Umbuzeiro Ferrado, sempre liderado pelo senhor José Mendes de Sousa, irmão do seu Dozé, e deixou uma grande marca para hoje pudéssemos hoje está realizando essa grande festa.” Relatou.

O gestor anunciou ainda que a realização do show festivo será realizada nos próximos anos. “A partir de hoje, com certeza todos os anos, no que depender da gente, teremos um show, uma festa ainda maior. Talvez muito não tenham entendido qual foi a ideia da realização dessa festa, e foi justamente para proporcionar esse momento de união entre as famílias da nossa cidade, um momento de paz e alegria.” Pontuou.

São Sebastião

São Sebastião nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. Desde cedo, foi muito generoso e zelou pelo seu batismo em relação à sua vida e a dos irmãos. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida.

Fotos;