
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) recomentou o arquivamento do inquérito policial que investigava que investiga o assassinato de Ley Maitre de Macedo Sousa, conhecida como Lelê, ocorrido em 5 de novembro de 2023, no centro da cidade de Padre Marcos.
Matéria relacionada — Homem é assassinado a tiros no centro de Padre Marcos–PI
A decisão foi tomada pela Promotoria de Justiça devido à ausência de indícios mínimos que apontem a autoria ou motivação do crime.
— Participe do nosso grupo no WhatsApp e confira todos as notícias de Padre Marcos em tempo real!
Lelê foi morto a tiros no centro da cidade, próximo à agência dos Correios. Na época, testemunhas relataram que a vítima tentou fugir ao perceber a aproximação dos suspeitos, mas foi atingida por múltiplos disparos nas costas, caindo sem vida próxima a calçada da praça do “Letreiro”. Os autores fugiram do local logo após o crime.
A Delegacia de Polícia Civil de Jaicós conduziu as investigações, mas não encontrou indícios suficientes para identificar os assassinos. Lelê tinha inimigos na região, supostamente por envolvimento com tráfico de drogas e outros conflitos, o que levanta a hipótese de execução por “acerto de contas”.
Em parecer ao qual o Portal InfoNewss teve acesso, a promotora de Justiça Talitta Luzia Bezerra Araújo destacou que, apesar dos esforços da polícia, as investigações não avançaram. Exames periciais e depoimentos não forneceram elementos suficientes para identificar os responsáveis ou esclarecer as razões do homicídio.

O delegado responsável já havia concluído o inquérito sem indiciamentos, sugerindo o arquivamento.
Diante da impossibilidade de novas diligências, o MPPI fundamentou o pedido de arquivamento no artigo 28 do Código de Processo Penal e na Resolução n.º 181/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que autoriza o encerramento de inquéritos sem provas concretas. A promotoria ressaltou, no entanto, que o caso poderá ser reaberto se surgirem novas evidências no futuro.
A decisão não impede que o arquivamento seja contestado por meio de recurso. Até o fechamento desta matéria, não foi obtida informações sobre possíveis manifestações sobre o arquivamento.