terça-feira, 19 outubro 2021
Casa / Economia / Microempreendedor individual; Sebrae e prefeituras orientam sobre quitação de dívidas com a Receita Federal no Piauí

Microempreendedor individual; Sebrae e prefeituras orientam sobre quitação de dívidas com a Receita Federal no Piauí

Termina nesta terça-feira (31) o prazo para regularização de dívidas dos microempreendedores individuais (MEI) junto à Receita Federal. No Piauí, o Sebrae e as prefeituras municipais oferecem auxílio para ajudar os MEI.

A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou parcelamento. Se regularizar sua situação, o MEI evitará a cobrança judicial da dívida inscrita e outras consequências como deixar de ser segurado do INSS.

Em Teresina, os empresários podem conseguir orientações e informações sobre como regularizar ou parcelar suas dívidas na sede do Sebrae, no Centro da capital, ou na Sala do Empreendedor, uma parceria do Sebrae com a Prefeitura de Teresina para orientar os microempreendedores.

  • Sala do Empreendedor: Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas, SAAD Leste, localizada na Avenida Zequinha Freire, nº 370, no bairro Uruguai.
  • Sebrae: Av. Campos Sales, 1046 – Centro (Norte)

Nas demais cidades do Piauí, os empreendedores podem procurar as Unidades Regionais do Sebrae em PicosFlorianoBom Jesus e Parnaíba e também as Salas do Empreendedor nos municípios que oferecerem esse espaço de atendimento. Em todo o Piauí já há 97 salas.

Sebrae Teresina oferece orientações para microempreendedores individuais — Foto: Sebrae-PI

Sebrae Teresina oferece orientações para microempreendedores individuais — Foto: Sebrae-PI

A partir do fim do prazo, em setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

Tanto a emissão do DAS para pagamento, como a realização do parcelamento, pode ser efetuada diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.

Fonte: G1 Piauí

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Ipea; Inflação chega a 10,63% em 12 meses para mais pobres

A inflação desacelerou em agosto para as famílias de renda mais baixa, mas os brasileiros …