sábado, 19 junho 2021
Últimas
Casa / Municípios / Massapê do Piauí / MASSAPÊ | Município está há seis dias sem novos casos de Covid-19 e continua sem óbitos

MASSAPÊ | Município está há seis dias sem novos casos de Covid-19 e continua sem óbitos

“Esse é o resultado quando o poder público e a população somam forças”, disse o prefeito Rivaldo Carvalho, ao comentar os dados atualizados da pandemia em Massapê do Piauí.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta quinta-feira, 10, o município não registra novos casos de Covid-19 há seis dias.

Paralelo a isso, o município tem reduzido o número de casos ativos. Atualmente, Massapê do Piauí tem apenas 06 pacientes em tratamento, todos em isolamento domiciliar. Dos 255 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia, 249 já estão curados.

Além disso, o município não registrou nenhum óbito por Covid. Até o momento, apenas dos municípios do Piauí não perderam vidas para o coronavírus – Massapê e São Luís do Piauí, ambos situados na região de Picos.

Em Massapê, o prefeito Rivaldo Carvalho atribuiu os bons números a uma série de medidas preventivas adotadas, ao trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais de saúde do município e a colaboração da população.

“São vários os fatores. Desde o início da pandemia o município tem adotado uma série de medidas restritivas de caráter preventivo, os profissionais de saúde têm desempenhado um trabalho de grande relevância, o mais recente tem sido a campanha de vacinação, mas é preciso destacar, também, a colaboração da população, que tem nos ajudado”, disse o prefeito.

Maria Lúcia, secretária de Saúde do município, reforçou que o trabalho de conscientização tem surtido efeito. “Seja por cuidado, por medo, por consciência dos riscos, a população tem colaborado. Há os desrespeitos porque ao mesmo tempo em que sabem da gravidade da situação, as pessoas também estão enfadadas, ansiosas pela vida social de volta”, disse.

Sobre a ausência de óbitos, a secretária acredita que seja resultado do conjunto de ações preventivas, da assistência dada aos pacientes e ao avanço da vacinação. “Nós hoje estamos com 25,15% da população vacinada”, pontuou.

Acompanhamento

A Dra. Giovana Maia, médica que integra a equipe de Estratégia de Saúde da Família no município, falou sobre o acompanhamento que realizado pela Saúde com os pacientes.

“O município faz esse acompanhamento dos pacientes que não precisam ser encaminhados para o ambiente hospitalar, para ver como está a evolução dos sintomas, se há necessidade de mudança no tratamento, se um tratamento que antes tinha indicação domiciliar possa precisar de indicação hospitalar”, disse

Pós cura

O acompanhamento vai além do período de isolamento do paciente com Covid-19. Após o diagnóstico de cura, o acompanhamento visa a reabilitação. “Aqueles pacientes que foram submetidos ao ambiente hospitalar, que tiveram um acometimento pulmonar mais grave e ficaram ou podem ficar com sequela pulmonar, a gente está fazendo esse processo de reabilitação, investindo em fisioterapia respiratória e avaliando a necessidade de novos exames para que possamos reduzir danos nesse paciente no futuro”, detalhou a médica.

A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Dra. Marilândia Farias, detalhou sobre o processo de reabilitação. “Estamos usando técnicas para a reexpansão pulmonar. São técnicas com aparelho respiron, e outro adaptado, o EPAP, que auxiliam no fortalecimento pulmonar, trabalhando a inspiração e a expiração. Atuam como exercitadores respiratórios que aumenta a permeabilidade das vias aéreas”, disse.

Marilândia pontuou que a fisioterapia é importante para os pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19. “A recuperação é rápida com a fisioterapia. Com fortalecimento do pulmão, depois de  trabalhar a reexpansão, logo a falta de ar se acaba”.

Fonte: Ascom

Sobre Felipe Ribeiro

Editor do Portal InfoNewss.

Verifique também

Prefeito Eudes oficializa filiação à AMVI

O Prefeitode Eudes Agripino recebeu o Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaime assinou a filiação à referida instituição.