MARCOLÂNDIA 30 ANOS | Alvorada, ato cívico, corte do bolo, missa, sessão solene, inaugurações, festival cultural e shows celebram aniversário da cidade

A cidade de Marcolândia — PI, conhecida como a “Terra da farinha e dos ventos”, comemorou oficialmente nesta sexta-feira, dia 29 de abril, seu 30º aniversário de emancipação política, e para celebrar a importante data a Prefeitura Municipal, gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos, preparou uma extensa programação envolvendo atividades cívicas, religiosas, cultural e festiva.

MATÉRIAS RELACIONADAS 

No quinto e penúltimo dia de atividades, o cronograma teve início logo cedo, com alvorada festiva, seguido da cerimônia de hasteamento das bandeiras, em frente à sede do Poder Executivo Municipal. A bandeira do Brasil, do Piauí e do Município foram hasteadas respectivamente pelo prefeito, Dr. Carinto, pelo vice-prefeito Valmir de Juraci, e pelo Presidente da Câmara municipal, o Vereador Chaguinha.

Em seguida, aconteceu o tradicional corte do bolo de aniversário, momento em que banda de música Acordes Celestes da Igreja Assembleia de Deus conduzida pelo mastro, Homero, e a cantora Valdemia, cantaram os parabéns para o município.

Em discurso, o prefeito Dr. Corinto Matos, disse estar feliz em poder realizar o aniversário da cidade após dois anos, suspenso por causa da pandemia. “Graças a Deus a gente está aqui agora e superando essa crise imensa que foi a pandemia, onde pudemos estar comemorando o trigésimo aniversário de Marcolândia próximo de vocês, próximo dos amigos. É uma honra estar nesse momento”, frisou.

O Chefe do Executivo Municipal enalteceu ainda o trabalho das pessoas que lutaram pela emancipação política da cidade. “É importante ressaltar que há 30 anos pessoas lutaram pela emancipação política de Marcolândia como a família Costa, a família Andrade, os Coutinhos, a família Araújo. Então agradecer e parabenizar a todas as famílias marcolandenses, a todos que fizeram e foram importantes no crescimento dessa cidade”, relatou.

O Gestor destcou ainda que Marcolândia é uma terra de pessoas diferenciadas. “Marcolândia é uma cidade diferenciada porque tem um potencial imenso de crescimento, mas esse potencial se dá principalmente pela população que é muito trabalhadora.” Disse o prefeito.

Dando continuidade, o Governo Municipal, com a Comunidade Católica, realizou uma Missa em ação de graças. A celebração da Missa foi realizada Igreja Matriz de Santo Antônio, como acontece tradicionalmente no aniversário da cidade, presidida pelo Pe. José Pio Feitosa, pároco local.

Na homilia, o Padre Pio deixou uma mensagem para a população. “A mensagem que fica é de muita gratidão, gratidão pelos anos vivido com este povo como pároco, e além de gratidão é que aqui temos um povo fervoroso na fé na partilha e no acolhimento, que continuem assim marcolandenses, que amor a Deus continue brilhando nessa cidade.” Comentou.

Continuando as festividades, o prefeito Corinto ladeado do vice-prefeito Valmir de Juraci, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, dos deputados Paes Landim e Iracema Portella, do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, do ex-preefito de Floriano Joel Rodrigues, do secretário de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional, Sérgio Costa, representantes da Codevasf — PI, prefeitos da região, e a comunidade me geral realizaram a inauguração de importantes obras de infraestrutura urbanística.

Na ocasião, foram entregues para a comunidade marcolandense uma praça equipada com academia de saúde e portal, pavimentação poliédrica, poços artesianos na zona rural, e as reformas da Câmara Municipal e do Ginásio Poliesportivo.

Na sequência, todos se dirigiram para o Ginásio Poliesportivo Carlos Washington Gomes Ferreira, onde aconteceu uma Sessão Solene para entrega do projeto para adutora no município. Na cerimónia, o Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira entregou ao prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, o projeto executivo da Codevasf para construção de uma Adutora.

O ministro disse estar feliz em poder voltar a cidade para entregar o projeto prometido anteriormente. “Feliz em voltar a essa querida cidade e poder entregar essa promessa que é o projeto da adutora de Marcolândia, um projeto que não contempla à terra dos ventos, mas diversos outros municípios da região”. Frisou.

 

A obra bastante solicitada deve acabar com a precariedade do abastecimento de água no município. O contrato para elaboração do projeto entregue no evento foi assinado em setembro de 2021 pelo então ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho.

À noite, a programação foi voltada para as atividades culturais e festivas. Abrindo as atividades, foi realizado a Primeira Edição do Festival Cultural, evento voltado para artistas da terra com o intuito de valorizar e incentivar os músicos locais. Subiram ao palco 13 atrações da cidade, que na oportunidade, puderam mostrar seus talentos para o grande público que prestigiava o evento.

 

O secretário Municipal de Cultura, Rafa Som, organizador do evento falou sobre a iniciativa de valorização aos artistas da terra. “Primeiro quero agradecer a Deus pela oportunidade concedida, ao prefeito Dr. Corinto por acreditar no meu trabalho, e dizer o Festival busca valorizar mais e mais nossos artistas.” Disse o gestor.

Culminando a programação, subiram ao palco de eventos a Banda Municipal composta pelos artistas da terra, primeira a se apresentar, seguido do cantor Paulo Breno, da banda da Mala Sem Alça, e do vocalista Monteiro.

Fotos – Festival cultural e Shows com Mala Sem Alça e Paulo Breno no 30º aniversário de Marcolândia