Marcelo Castro diz que é a favor do fim de escala 6×1 e aguarda PEC no Senado

O senador Marcelo Castro se pronunciou favoravelmente ao fim da jornada de 6 dias trabalhados por um dia de descanso, a Proposta de Emenda Constitucional tramita na Câmara dos deputados e movimentou as redes sociais do país no último final de semana.

A extinção da jornada 6×1 faz parte de uma PEC apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara.

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Marcelo Castro explicou que deve votar a favor do texto caso chegue ao Senado. “Bom, eu acho que está na hora de se discutir isso aí. A Câmara está discutindo isso com profundidade. Vamos esperar para que chegue no Senado. Evidentemente, se for aprovado da Câmara, porque se não for, nem vai ao Senado. E chegando ao Senado, nós iremos nos posicionar. Em princípio, nós somos favoráveis”, finalizou.

Autora do projeto, a deputada Érica Hilton classificou a escala 6×1 como desumana. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse a deputada nas redes sociais.

Fonte: Cidade Verde