Maioria dos municípios do Piauí afetados pelas queimadas é da região sul

Com o fim do período chuvoso e início do período seco, a temperatura fica mais propícia às queimadas. Os dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) apontam que dos 10 municípios com maior número de queimadas, 8 estão localizados na região Sul do estado.

Dentre os municípios com maior número de registros estão: Sebastião Leal, Landri Sales, Baixa Grande do Ribeiro, Canavieira, Jerumenha, Uruçuí, Antônio Almeida, Piracuruca, Pavussu e Barras.

Ao total, 70 municípios apresentaram eventos de fogo, entre janeiro e 10 de julho deste ano. Sendo registrados, em média, 529 eventos de fogo no território piauiense.

Segundo Sarah Cardoso, climatologista da Semarh, desde o mês de junho, é previsto o aumento no número de focos de calor e eventos de fogo e o ápice acontece entre os meses de setembro e outubro.

“Nós já estamos na estiagem no nosso estado. Em virtude da La Niña, a previsão é de acender em 80% os eventos de fogo nesse segundo semestre. Neste primeiro momento, vamos ver essas características da estiagem sendo potencializadas, como é o caso da umidade mais baixa e temperatura mais alta”, explicou.

Sarah Cardoso ressalta que além da condição climática, outros fatores contribuem para intensificar os eventos de fogos.

“Esses momentos de transição de uma estação para outra ainda tem o condicionante das alterações dos ventos. O que deixa o espaço físico e geográfico propício para a evolução de incêndios florestais. Com as alterações ventosas importantes, principalmente, no sudoeste e sudeste, a tendência é que esses eventos de fogo agravem”, destacou.

Educação Ambiental

A Semarh garante que irá intensificar a educação ambiental, principalmente, no interior do Piauí, com campanhas educativas previstas para acontecer no mês de agosto.

“Nós sabemos que no interior é cultural colocar fogo no lixo e nos resíduos sólidos no final da tarde. Nessas configurações que estamos agora, uma fagulha pode causar um transtorno enorme, especialmente, nesta área rural, que é onde temos as florestas. Iremos realizar uma campanha sobre as queimadas, como evitar e estamos fiscalizando as fazendas produtoras, que se fizerem queimadas sem autorização serão notificadas”, alertou.

Veja lista dos municípios mais afetados

. Sebastião Leal – 91 focos de fogo

Landri Sales – 42 focos de fogo

Baixa Grande do Ribeiro – 31 focos de fogo

Canavieira – 26 focos de fogo

. Jerumenha – 25 focos de fogo

Uruçuí – 17 focos de fogo

Antônio Almeida – 16 focos de fogo

. Piracuruca – 16 focos de fogo

Pavussu – 11 focos de fogo

Barras – 9 focos de fogo

Fonte: Portal O Dia