24.3 C
Picos

Jovens são resgatados após 10 horas ilhados em cachoeira no Piauí

#

Três jovens ficaram cerca de 10 horas ilhados na cachoeira do Urubu-Rei, a mais alta do Piauí, situada no município de Pedro II, no interior do estado. O resgate foi realizado por volta de 1h30, desta terça-feira (28). Segundo o bombeiro civil Gabriel Carvalho, as vítimas já apresentavam sinais de hipotermia e ficaram presos após serem surpreendidos com uma “cabeça d’água”, fenômeno caracterizado pelo aumento rápido e repentino do nível da água durante a chuva.

“Fomos acionados por volta de 22h por um dos familiares das vítimas que nos contou que um filho, um sobrinho e um colega deles tinha ido para a cachoeira pela tarde e não tinham voltado até à noite. Saímos por volta de 23h30 e só conseguimos contato com os jovens por volta de 1h30. Primeiramente fizemos o contato sonoro e eles responderam. Tiraramos um a um por um acesso feito com cinto e corda até que todos estivessem em um local seguro”, conta o bombeiro civil que participou do resgate.

Foto: divulgação Secretaria de Turismo

Gabriel Carvalho acrescenta que os amigos estavam bastante molhados e já tinham sinais de hipotermia, mas conseguiram caminhar sozinhos pelo acesso feito com cordas.

“O pai de uma vítimas nos informou que eles tinham costume de ir pra cachoeira, fazer trilha. Contudo, ao chegarem lá, chovia um pouco e, de repente, o fluxo de água aumentou. Não estavam perdidos, ficaram ilhados. A sorte é que eles tiveram a expertise de ir para um local alto, pois para voltar teria que ser pela água e como o fluxo estava intenso poderiam ter sido arrastados, caído em um precipício”, explica o bombeiro.

Ele alerta ainda que a orientação é evitar ir a cachoeiras durante o período chuvoso.

Em Pedro II, não há base militar do Corpo de Bombeiros. O resgate foi realizado pelos bombeiros civis, um grupo criado em 2018, que se mantém com apoio de voluntários, sem auxílio do poder público ou privado.

Mesmo diante das dificuldades, Gabriel Carvalho destaca o sentimento de gratidão pelo êxito no resgate.

“Trabalhamos de forma voluntária e tivemos algumas perdas materiais. Fica o sentimento de gratidão por ter resgatado as vítimas bem e porque nossos operadores também estão bem. Foi uma sensação muito boa em ver os familiares aliviados, ao mesmo tempo, fica o alerta para que as pessoas não se arrisquem dessa forma”, alerta o bombeiro civil.

Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas