34.6 C
Picos

Jornada Pedagógica abre o ano letivo na Rede Municipal de Belém do Piauí

#

O município de Belém do Piauí deu início na tarde desta quinta-feira, 11 de fevereiro, a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2021. O evento foi realizado na quadra poliesportiva nova, e abre oficialmente o ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino.

Este ano a Jornada Pedagógica teve como tema: Educação na era complexa: o fazer de cada um e garantia do ensinar e aprender”. Dentre os objetivos da Jornada Pedagógica, está promover reflexões e debates em torno do contexto histórico da humanidade em decorrência da Pandemia do Coronavírus, que obrigou cada pessoa a se adaptar, inovar e viver ao novo normal.

 

A semana de atividades é um momento de estudo em que gestores e educadores de todas as escolas do município trocam experiências, destacam os limites a serem superados, discutem novas ideias e propostas para o andamento do ano letivo.

Na abertura, a secretária de educação Cláudia Ribeiro, recepcionou a todos os profissionais para o novo ano letivo, e falou sobre os desafios da educação municipal. “Quero iniciar minha fala agradecendo a Deus, e dando boas-vindas a todos que participam da educação municipal de Belém do Piauí, sintam-se abraçados e acolhidos e tenham certeza de que o fato de cada um de nós estar aqui já faz um vencedor. É do conhecimento de todos que não basta apenas os desafios presentes cotidianamente em educar, pois foram impostos grandes novos desafios, que nós educadores tivemos que enfrentar para superar nossas limitações e ofertar uma educação com a melhor qualidade possível neste ano de dois mil e vinte, e agora para dois mil e vinte e um. Necessitamos investir nesse novo reinventar para a cada dia ofertar uma educação de melhor qualidade para os nosso alunos, para isso não podemos esquecer que educar é missão que abraçamos, peço a todos comprometimento, responsabilidade, união, educação, inovação, resiliência, amor e zelo, pois são competências que precisamos cultivar constantemente  em nossa pratica pedagógica,” comentou.

A gestora informou que as aulas serão iniciadas de forma hibrida e ressaltou sobre a escolha do tema da Jornada Pedagógica. “O tema de nossa jornada pedagógica, trata-se do nosso fazer de cada dia, frente a educação para garantir a aprendizagem dos nossos alunos, uma vez que, iniciaremos esse semestre com aulas hibridas que serão tratados adiante, os desafios são grandes mas nós educadores, unidos no mesmo propósito temos uma força de superação maior.” Destacou.

Cláudia deixou uma mensagem de agradecimento ao prefeito Ademar, e a todos que fazer parte da educação do município.  “Quero externar meu agradecimento ao prefeito Ademar que mais uma vez me confiou a pasta da Secretaria de Educação, e agradecer também pelo seu constante apoio e empenho, se mostrando sempre sensível as causas da educação belenense. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos os professores e equipe administrativa, supervisão, coordenação, direção, profissionais de apoio que fizeram e fazem o ano letivo acontecer, quero continuar me colocando a disposição de cada um de vocês para juntos nos empenharmos ofertando educação de qualidade e atingir os índices educacionais propostos pelo ministério da educação, meu lema é, o professor fez e sempre  fará a diferença na nossa comunidade e sociedade.” Disse.

Representando o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, o Assessor Jurídico do Município, Advogado Francisco Antônio de Carvalho, desejou boas-vindas a todos os profissionais de educação. “Em nome do prefeito Ademar Carvalho, quero dar minhas boas-vindas a todos vocês, pedir a Deus que nós possamos ter um ano bastante abençoado. Nós já temos motivos suficientes para agradecer, diante do grande episódio mundial que vem acontecendo, que é essa pandemia, que tem sido um grande desafio para todos nós, mas espero que possamos ultrapassar, e conseguir vencer essas grandes dificuldades que os homens e as mulheres do mundo, do Brasil e de Belém do Piauí vem enfrentando. Portanto, sem maias a acrescentar gostaria de declarar abertos os trabalhos da semana pedagógica dois mil e vinte e um.” Disse.

Após os pronunciamentos, o Assessor Pedagógico do Município, o professor Edson Sá, apresentou para os profissionais de educação, as ações e o plano de trabalho para o ano letivo de 2021.

Em seguida, aconteceu o ponto alto do evento, uma palestra com o renomado palestrante, Dyego Feitosa, com o tema “(Des)aprender para ensinar. A construção do sentido do fazer docente”. O conferencista que é professor, especialista em neuropsicopedagogo, gestor de projetos e pessoas e psicanalista em formação, trouxe uma mensagem bastante emocionante, onde abordou sobre o atual o momento que o mundo vive, tendo como exemplo sua própria trajetória de vida.

Em entrevista, Dyego Feitosa, disse que é uma felicidade muito grande poder palestrar no município, e que a formação humana é sempre muito importante para o ensino letivo. “A nossa palestra aborda como foco principal, o sentido de fazer as coisas, o resumo dessa nossa conversa de hoje foi sobre isso, sobre a vida, se envelhecer, se amadurecer, e se tornar adulto, que na maioria das vezes é só fazer uma série de ações só pela obrigação, transformando tudo em tarefa em fardo. O professor também é gente, e dentro desse cenário de pandemia, ele não deixou de ser pai não deixou de ser mãe, e veio vários questionamentos de mudanças que machucam psicologicamente. Então a gente acredita que esse adulto precisa ser acolhido e descobrir forma de reconstruir o sentido de ser professor, o sentido de ser pai o sentido de ser cidadão. A gente acredita que pessoas felizes contagiam em tudo que fazem, então uma educação preocupada com o professor com o adulto vai acolher esses sentimentos e de algumas formas ajuda-los a reconstruir esse sentido de fazer docente”. Destacou.

Estiveram presentes na abertura da Jornada Pedagógica, além da Secretária Municipal de Educação Cláudia Ribeiro, o Assessor Jurídico do Município, Advogado Francisco Antônio de Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Francisco Felipe, o Cississo, os Vereadores Epifânio Olegário, Cristiana Bento, Mércia Carolina e Kalebe Pedro, a secretária de assistência social, Anaias Coelho, a Presidente do CME, Iraci Ribeiro, o Presidente do CACS/FUNDEB, Advogado José Benedito, a Presidente do CAE, Ana Célia, a Presidente do Conselho Tutelar, Solidade Antonia, a Presidente do SINDSERM, Elisângela Leal, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Margarida Silva, o Assessor Pedagógico do Município, o professor Edson Sá, a Nutricionista do município, Jailma Cecília, e uma comitiva de gestores da cidade de Massapê do Piauí, representada pala Primeira-dama Lucileide Carvalho, a Supervisora de Ensino Josefa Carvalho e o secretário municipal de educação Leonel Lopes.

Programação;

A Jornada Pedagógica segue durante toda a semana com diversas ações e palestras voltadas para educação na era complexa.

Fotos;

 

 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas