Aconteceu neste sábado, dia 2 de junho, na cidade de Caridade do Piauí, distante cerca de 480 km da capital Teresina, a final da I Copa AMVI, maior competição regional do estado do Piauí, e paralelo ao desenlace, aconteceu uma partida de confraternização entre equipes formadas por prefeitos do Vale do Itaim e do Médio Parnaíba.
Matéria relacionada — Confira fotos da final da I Copa AMVI em Caridade do Piauí
Durante o encarramento da competição, foi promovido além do jogo festivo entre prefeitos, outras duas partidas válidas pela Copa AMVI, a disputa da terceira colocação realizada entre as seleções de Jacobina do Piauí e Francisco Santos — PI, e a agrande final, disputada entre Caridade do Piauí e Paulistana — PI.
O jogo entre os gestores de duas regões diferentes do estado piauiense, proporcionou além do enaltecimento da rodada final da I Copa AMVI e valorização do esporte, a integração entre os líderes municipalísticos, proporcionado a troca de experiências e conhecimentos diversos entre realidades distintas.

Conforme o precursor da eventualidade esportiva, o presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim e prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel Sousa, o Toninho, a Copa AMVI alcançou seus objetivos, dando visibilidade e fortalecendo o futebol amador, promoveu integração dos municípios, se tornou opção de lazer e entretenimento e gerou renda a população. “O sentimento que fica é de gratidão, orgulhoso por a região ter atendido o sentido da competição que era valorizar o esporte municipal, e feliz pelo sucesso que foi nossa competição.” Comentou.

Toninho ainda gradeceu todos os gestores que fazem parte da Associação dos municípios do Vale do Itaim, e afirmou que a realização da I Copa AMVI só foi possível graças ao apoio dos prefeitos dos 16 municípios que participaram, bem como os deputados e o governo do estado que apoiaram a competição. “O apoio dos dezesseis prefeitos que participaram da competição foi de suma importância, graças a eles e os apoiadores que abração a causa pudemos realizar com sucesso a copa amvi.” Disse.
O ex-prefeito de Água Branca, e atual secretário de agronegócio do estado do Piauí, Jonas Moura, que participou da partida festiva, falou sobre a importância da integração entre gestores. “Esse relacionamento dos prefeitos é importante, é um momento de festividade e também de troca de experiências.” Frisou.

O presidente da Associação dos Municípios da microrregião do Médio Canindé e prefeito de Miguel Leão, Roberto Arêa, falou sobre a integração entre os gestores. “É um evento de grande importância, pois além de proporcionar a valorização do esporte, também viabiliza essa aproximação entre gestores, fortalecendo a união.” Comentou.

Valdinar Silva, prefeito de Padre Marcos disse que a Copa AMVI retomou o esprito esportivo regional e confirmou participação de Padre Marcos em 2023. “A organização da copa amvi está de parabéns pelo grande evento regional, nesse tempo de competição houve a integração entre os municípios, a economia movimentou e esporte foi valorizado. A população realmente gosta do futebol, prova disso é que em todos os jogos eram casa cheia, e isso é bom para os municípios. Quero anunciar aqui, que a nossa seleção já está confirmada para edição 2023.” Disse.

O prefeito de Francisco Macedo, Adeilson Antão, o Novim, falou sobre a importância da competição e também confirmou participação de sua seleção na competição. “Essa competição é um grande incetivo para o esporte regional, e ficamos muito satisfeitos em poder ter participado e contribuído para sua realização. Com certeza essa competição se tornará uma tradição, é um evento que além de valorizar o esporte também promove renda e isso é muito importante. Por fim, quero informar que nossa cidade está confirmada na próxima edição.” Comentou.

Filipe Gonçalves, prefeito de Caldeirão Grande do Piauí disse que a competição foi um sucesso e anunciou que a seleção municipal estará participando das próximas edições. “Toda a competição foi um sucesso, os organizadores estão de parabéns. Com certeza a competição reascendo os espirito esportivo, e os municípios estão olhando para o esporte com outros olhos diante da visibilidade que a Copa AMVI deu ao futebol amador. Agora todos estão motivados e empenhados em fazer com que suas equipes cheguem mais preparadas para a Copa AMVI e outras competições.” Frisou.

Dr. Corinto Matos, prefeito de Marcolândia — PI, disse que a copa valorizou o esporte regional, e confirmou a participação da seleção de seu município na próxima edição. “Um evento importantíssimo, além de valorizar e incentivar o esporte promove a integração de toda região. Chegamos a grande final, as seleções finalistas são Caridade e Paulistana, mas temos pessoas de diversas cidades do Piauí e até mesmo de outros estados, e essa integração é muito interessante.” Disse.

Mais fotos;