30.6 C
Picos

Jatobá do Piauí tem safra recorde com 1 mil toneladas de melancia colhidas

#
A produção de melancia no município de Jatobá do Piauí (a 134 km de Teresina) bateu um recorde e superou a marca de 1 mil toneladas da fruta comercializadas em 2023. A estimativa é que, até o final da colheita, mais 300 mil quilos sejam colhidos.
A Secretaria de Agricultura do município acompanha os produtores para dar a assistência necessária na fase de apuração, escoamento e comercialização da produção para os mercados consumidores.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Jermisondonio Andrade, o sucesso na produção é fruto do trabalho de acompanhamento técnico do Senar e o suporte da prefeitura com maquinário, sistema de irrigação e o uso de fertilizantes agrícolas.
“Temos uma boa parceria com o Senar, que nos oferece o acompanhamento técnico e realiza o levantamento da produção e através do cadastro dos agricultores na Secretária conseguimos obter os resultados da safra,” ressaltou o secretário.
Ao todo 30 produtores participaram da parceria e tiveram um salto na produção, em relação aos anos anteriores.. “A safra dos produtores acompanhados pelo agrônomo disponibilizado pela Senar foi bem superior à daqueles que não aceitaram participar da parceria,” pontuou o secretario
Outro fator observado e que ajudou a alavancar a produção é a retomada, pela prefeitura municipal, do Festival da Melancia, pois com as festividades há mais divulgação da produção e os produtores se empenham, uma vez que a realização do evento proporciona ao produtor melhores oportunidades para a comercialização de toda a produção da fruta e dos seus derivados.
No município, a região que concentra os maiores produtores desta temporada são as localidades Pau de óleo e Sambaíba, que somam mais de 400 mil quilos de melancias já comercializadas. Há agricultores que chegam a colher cerca de 200 toneladas.
O Prefeito Hilton Gomes demonstra felicidade de ter contribuído com o sucesso da safra deste ano. “Durante minha campanha prometi retornar esse evento de uma forma ainda maior e estamos cumprindo. O festival vem pra comemorar a safra que neste ano é recorde graças a todo trabalho de acompanhamento e suporte que oferecemos aos produtores”, comemorou o gestor.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas