
O meio-campista piauiense Hércules Pereira do Nascimento, natural de Jaicós, foi o herói da vitória do Fluminense sobre o Al-Hilal, por 2 a 1, nesta sexta-feira (4), no Camping World Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. Com um gol decisivo aos 24 minutos do segundo tempo, o jaicoense garantiu a classificação tricolor para as semifinais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
A atuação de Hércules reafirma sua importância no elenco comandado por Fernando Diniz. Após ser decisivo nas quartas de final, o jovem voltou a balançar as redes em momento crucial, consolidando-se como peça fundamental do meio-campo tricolor na maior competição de clubes do planeta.
O jogo
O Fluminense iniciou a partida com intensidade, pressionando o Al-Hilal no campo defensivo. A primeira grande oportunidade veio com Nonato, após passe de Arias, mas a finalização saiu pela linha de fundo. A equipe manteve o domínio nos minutos iniciais, embora o ritmo tenha diminuído após os 20 minutos.
Apesar da redução de volume ofensivo, o time carioca voltou a crescer na reta final do primeiro tempo. Aos 38 minutos, Martinelli arriscou de fora da área e marcou um belo gol no ângulo, colocando o Tricolor na frente. Antes do intervalo, o goleiro Fábio salvou o Fluminense com uma defesa espetacular em cabeçada de Koulibaly. Ainda nos acréscimos, o Al-Hilal chegou a comemorar um pênalti, mas a decisão foi anulada após revisão do VAR.
Logo no início da segunda etapa, o time saudita empatou com Marcos Leonardo, que aproveitou rebote dentro da área e completou para o gol. O Fluminense quase retomou a vantagem minutos depois, com Cano desperdiçando uma grande chance ao tentar driblar o goleiro Bono, que fez a defesa.
O momento decisivo veio aos 24 minutos. Após cruzamento na área, Samuel Xavier desviou de cabeça e encontrou Hércules livre. O piauiense apareceu como elemento-surpresa, invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para o goleiro marroquino. O gol assegurou a vitória e confirmou a ascensão do jovem de Jaicós como um dos destaques do time no torneio.
Próximo desafio
Com a vaga assegurada, o Fluminense volta a campo na próxima terça-feira (8), quando enfrenta o Chelsea, que eliminou o Palmeiras, em busca de uma vaga na grande final do Mundial de Clubes. A partida promete fortes emoções e coloca o Tricolor mais próximo de um título inédito e histórico.