
O estádio municipal de Jacobina do Piauí foi palco de grande festa neste sábado (29) com a abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador edição 2025 que contou jogo festivo com a presença ilustre do ex-jogador profissional Ronaldo Angelim.
— Acompanhe os nossos conteúdos (grupo no WhatsApp, Instagram, YouTube e TikTok)!
O certame, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, reúne dez (10) equipes em uma disputa que vai além dos gramados, com o objetivo de promover a integração social e revelar novos talentos do futebol amador na região. Além da glória esportiva, os times concorrem a uma premiação total de 20 mil reais, distribuídos entre os mais bem colocados e destaques individuais.
— Confira todas as fotos do jogo festivo e da abertura do Campeonato Municipal de Futebol 2025!
O Grupo A reúne as equipes Grêmio Alto São Pedro (ASP) — o atual campeão, o EC Black, a SE Bandeira, o Milan e o Caetano FC. Já o Grupo B conta com a presença do Caeira EC, do Juazeiro FC, do Beira Rio, do Morro de Dentro FC e do River Alto São Pedro (ASP).
O grande campeão levará 10 mil reais, enquanto o vice-campeão garantirá 5 mil reais. O terceiro lugar, definido pelo melhor perdedor das semifinais, receberá 2 mil reais, e o quarto colocado, 1 mil reais. Individualmente, o artilheiro e o melhor goleiro da competição também serão premiados, cada um com 1 mil reais, valorizando o desempenho em todas as posições.
A competição se consolida como um importante evento além dos gramados e para a economia local, atraindo visitantes tanto da zona urbana quanto rural da cidade, além de turistas de municípios vizinhos.
Dentre os setores que a competição movimenta, estão os barraqueiros oferecem comidas típicas regionais e lanches, vendedores ambulantes comercializam bebidas, sorvetes e picolés (os tradicionais “dindins” ou “sacolés”) — para amenizar o calor. Essa movimentação gera renda para famílias e pequenos empreendedores, consolidando o certame como importante agente de desenvolvimento econômico na região.
A cerimônia de abertura teve como destaque o lançamento do novo uniforme da Seleção de Jacobina do Piauí, que vestirá a camisa municipal na próxima edição da Copa AMVI, torneio que reúne as seleções da região do Vale do Itaim.
O evento ganhou ainda mais brilho com o jogo festivo entre veteranos e convidados, que contou com a presença ilustre do ex-jogador profissional Ronaldo Angelim. O “Magno de Aço”, como é conhecido no mundo do futebol, emocionou a torcida ao relembrar seus tempos de glória no Flamengo, clube onde entrou para a história como autor do gol que garantiu o título brasileiro de 2009. Angelim interagiu com os fãs, posou para fotos e mostrou que ainda mantém o talento que o consagrou como um dos grandes defensores do futebol brasileiro.
Antes da partida inaugural, todas as equipes receberam kits completos com camisas, shorts, meias e chuteiras, além de uma bola oficial para cada time. A cerimônia de abertura emocionou o público com o desfile dos jogadores, onde cada equipe foi representada por crianças que carregavam as bandeiras de seus clubes, enquanto a tradicional Banda Marcial GD executava músicas e o hino municipal.
Em seguida foi realizada da partida de abertura, entre Grêmio ASP e Blackstar FC. A equipe atual campeã começou sua campanha com o pé direito ao derrotar a adversária por 3×1. Demonstrando superioridade tática, a equipe do Alto São Pedro controlou as ações e mostrou eficiência ofensiva, enquanto o Blackstar, apesar da reação, pecou na eficiência, deixando escapar lances que poderiam ter equilibrado o duelo.
O prefeito municipal Vanderlei Raimundo de Carvalho reforçou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento esportivo. “Estamos há 90 dias no governo e sabemos que o nosso povo jacobinense ama esporte. Temos uma grande estrutura aqui e estamos dando continuidade ao trabalho no esporte. Hoje estou muito feliz com as 10 equipes participantes do nosso campeonato e ter a honra de receber um atleta do nível de Ronaldo Angelim”, declarou.

“Com 20 mil em premiação, entrega de kits para as equipes e expectativa de finalizar em junho ou início de julho, estamos aqui apoiando não somente o futebol, mas também outras modalidades. Além disso, estamos preparando a seleção de Jacobina para a Copa AMVI, com o lançamento oficial dos novos uniformes, e continuamos nosso apoio incondicional ao esporte”, completou o prefeito.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Francisco de Assis Sousa, o Dedé, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento esportivo. “Estamos iniciando hoje nosso tradicional campeonato de Jacobina, que já se consolidou como uma das principais competições da região, com 10 equipes competentes e jogadores experientes. Esperamos que venha o melhor futebol”.

“Estamos aqui, o prefeito e toda a secretaria, dando total assistência ao campeonato e às equipes. É uma honra receber o grande jogador Ronaldo Angelim como atração especial, além do lançamento dos nossos novos uniformes 1 e 2 da seleção para esta temporada”, completou Dedé, destacando ainda a presença de autoridades municipais, cidades vizinhas e o entusiasmo do público em geral.
O ex-prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, conhecido como GD, atual pré-candidato a deputado estadual, relembrou as conquistas de sua gestão, quando contou com o então vice-prefeito Vanderlei Raimundo — hoje prefeito — na construção da Praça de Esportes de Jacobina, hoje referência em todo o Piauí.
“É um momento de muita felicidade estar aqui hoje, não mais como prefeito, mas olhando para esta estrutura e saber que contribuímos, junto com Vanderlei, para erguer este espaço. Sinto-me muito feliz em participar deste evento, ver essa obra e sentir orgulho do que realizamos.”, comentou.
“Estar aqui, ao lado de autoridades, do grande Ronaldo Angelim, do prefeito, do vice e de todos que fazem parte deste momento festivo, só me enche de gratidão a Deus e à nossa gestão. Que Jacobina continue avançando cada vez mais no esporte e no desenvolvimento!, finalizou.
O ídolo do Flamengo comentou sobre a participação na abertura do campeonato e jogo festivo e ficou impressionado com a qualidade da estrutura esportiva do município durante sua participação no campeonato.
“Estádio bom, estrutura bonita, com capacidade para 5 mil pessoas. Parabéns à gestão por essa praça de esporte bacana. Só quem ganha é a população, com um estádio bonito, parecendo até uma arena. São poucas as cidades do interior que têm algo assim.” pontuou Ronaldo Angelim.
“Fico feliz em ver essa estrutura e participar da preliminar. É importante ver esse investimento aqui, com entrega de kits, algo totalmente diferente de quando comecei. Na minha época de base, jogava descalço, com bola de pano e chuteira ‘canarinho’. Hoje tem tudo que um atleta precisa: gramado bom, estrutura completa, iluminação e torcida. Isso faz a diferença no desenvolvimento do futebol.”, finalizou o Magro de Aço.
Algumas fotos