21.7 C
Picos

Indefinição em limites de municípios no Piauí causa transtorno a moradores

#

Confusão territorial entre as cidades de Curralinhos, Nazária e Teresina causam transtornos para a população, principalmente nas áreas da saúde, educação e moradia. Cerca de 90% dos municípios do Piauí não têm território definido. Nenhuma das três cidades e nem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sabem o tamanho do território que faz fronteiras.

No mapa do Piauí é possível observar que uma parte do território de Teresina fica entre Curralinhos e Nazária, e nesse pedaço de terra fica localizado mais de 10 comunidades rurais, que não sabem ao certo em que território estão situados.

Como exemplo, a comunidade de Fazenda Nova onde tem a Escola Municipal Coronel Boa Vista e a Unidade Básica de Saúde Armando Leite de Carvalho, que pertencem a Teresina, mas ficam localizados em Curralinhos.

A aposentada Maria da Cruz Sousa não sabe ao certo onde mora, mas seu endereço consta que é residente de Curralinhos. “Pra falar a verdade, o pessoal fica indeciso se mora em Teresina ou Curralinhos. Mas a gente fala que somos de Curralinhos, porque está no endereço, na água, na luz”, disse.

A situação é constrangedora para os moradores, pois no único posto de Saúde que existe na região só recebe visita médica uma vez por mês desde o ano de 2015, depois que a prefeitura de Teresina redistribuiu profissionais da saúde para outras comunidades.

“Está quase desativado, porque o médico só vem uma vez por mês e no dia que vem, às vezes a gente nem sabe. Vem e volta e a comunidade não fica sabendo”, falou Maria da Cruz, moradora de Curralinhos.

Na Escola Municipal Coronel Boa Vista, as aulas ainda não começaram e é um dos principais motivos para que a prefeitura de Curralinhos tenham as zonas rurais como território. Mais de mil alunos da região estão matriculados.

“A gente mantém a base que são os professores concursados e hoje estão lesados com salários atrasados, por conta a falta dos alunos. Já perdemos Fazenda Nova. Já pedi a prefeitura de Teresina que deixassem de invadir o nosso município, mas não foi atendido. Espero que as autoridades tomem de conta disso para voltar as atividades normais”, disse Alcides Oliveira, prefeito de Curralinhos.

O prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim, também alega que o território faça parte do seu município. Ele acredita que a definição pode colaborar com o recebimento de mais recursos em prol da população.

“O que define o território do município e Nazária, por exemplo, é a lei da Assembleia, que é isso que a gente espera que o próximo presidente faça. Coloque esses acordos que eu fiz com o prefeito Alcides e Firmino, para serem votados e resolver esses problemas territoriais dos municípios, porque prejudicam os municípios”, alegou.

A prefeitura de Teresina também acredita que mudança beneficie os municípios e espera a decisão sobre o acordo.

“Isso favorece as comunidades e os municípios. Então, existe uma faixa de terra que adentra a região da Fazenda Nova, Nazária, próximo de Curralinhos, que pertencem ao município de Teresina. Isso dificulta o nosso negócio, porque os equipamentos urbanos distanciam muito do centro de Teresina. A prefeitura não se opõe e que isso seja discutido, colocado em termos para que a prefeitura de posicione favoravelmente, a princípio, distribuir esse território parte para Curralinhos e outra parte Nazária”, explicou Fernando Said, secretário municipal de comunicação de Teresina.

Fonte: G1

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui