28.4 C
Picos

Inaugurações, entrega de veículos e shows reúne multidão na abertura do XVIII Arraiá Di Nóis Tudim em Francisco Macedo — PI

#

Após dois anos sem a realização do maior Festival de resgate, promoção e valorização da cultura popular nordestina de Francisco Macedo, o “Arraiá Di Nóis Tudim”, a Prefeitura Municipal gestão “Construindo uma Nova História”, do prefeito Adeilson Antão, retomou oficialmente a festividade na noite desta quarta-feira, dia 15 de junho.

Conteúdo relacionado — FOTOS | Show com Toca do Vale na primeira noite do Arraiá Di Nóis Tudim em Francisco Macedo

FOTOS | Inaugurações de obras e apresentações culturais no Arraiá Di Nóis Tudim em Francisco Macedo

O festival que é considerado um dos maiores da região no segmento por reunir renomadas atrações artísticas e apresentações culturais, contou ainda com uma belíssima ornamentação temática no Pavilhão de Esporte e Cultura Pedro Francisco Delfino ganhando forma com uma verdadeira cidade junina pelos principais pontos da cidade.

Durante a abertura do evento que este ano completou 18 anos de realização, milhares de amantes da cultura nordestina de Francisco Macedo e diversas cidades da região, e até mesmo de outros estados do nordeste, estiveram visitando o município e participando das atividades juninas.

Paralelo às atividades culturais, a administração municipal promoveu uma solenidade de inaugurações no novo espaço de entretenimento do Bairro Cohab. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito Novim, acompanhado da primeira-dama Ester Damares, o vice-prefeito Odair Lopes, os vereadores, Adonias, Osailton Lopes, Domingos Diniz, Maria do Denir, Marciel e Paulo Costa, secretários municipais, demais autoridades e comunidade em geral.

Abrindo a solenidade, o Governo Municipal realizou a entregou de uma praça no bairro Cohab. A benfeitoria que possui um espaço de recreação, dois quiosques, área ampla com calçadão, bancos, iluminação de led e academia de saúde, é fruto de emenda parlamentar de R$ 363,00 mil da deputada federal Margarete Coelho.

Em discurso, o prefeito Novim falou sobre a obra. “Essa obra é resultado das parcerias que o nosso mandato junto as lideranças estaduais especificamente, com a deputada Margarete Coelho, e dizer que o ano está apenas começando, são diversas obras em andamento, algumas já entregues de forma simbólica, também entregaremos dois veículos, e não pararemos por aqui, isso é apenas o início do desenvolvimento e avanço da nossa cidade, que por alguns tempos ficou parado.” Comentou.

Na oportunidade, o vice-prefeito Odair Lopes e alguns vereadores também discursaram.

Sebastião André que é morador do bairro Campina, informou que antes da construção da praça, o espaço era um terreno baldio. “Antigamente aqui o terreno baldio era só mato, água acumulada e muito lixo, e hoje estamos com essa praça linda, meu sentimento é de muita gratidão pelo prefeito Novinho e todos que realizam a administração municipal, que realizam um trabalho sensacional,” frisou.

Em seguida, a gestão entregou dois veículos 0 km, para secretarias de Saúde e Assistência Social. Além disso, foi entregue de forma simbólica inauguração dos sistemas de abastecimento de água das localidades Cabaceira e Estreito, a ampliação da Secretaria de Educação, a reformas da secretaria de Assistência Social, do Colégio Joaquim Antão de Carvalho, da ProInfância, do Matadouro Municipal e a reforma e ampliação da USB da localidade Aldeia.

De lá a comitiva seguiu para o Pavilhão cultural, onde aconteceram algumas apresentações culturais. Na ocasião, as crianças adolescentes acompanhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveram apresentações de valorização da cultura nordestina como o Forró do Xenhenhém e Forró Bodó, contando ainda com apresentação da Banda Marcial Genésio Neto e do Grupo de Capoeira.

Às 21h aconteceu o ponto alto do evento, com a realização dos shows festivos com os cantores Tales Bezerra, Toca do Vale, Kauanzim Vaqueiro, Jacinto Guerra, Jhon Moraes e Alazão de Luxo e Karlla Talyta.

No palco cultural, o prefeito Novim, acompanhado da primeira-dama Ester Damares, o vice-prefeito Odair Lopes, do deputado estadual Pablo Santos, da deputada federal Margarete Coelho, do prefeitos Ademar Carvalho (Belém), Corinto Matos (Marcolândia), membros da administração, vereadores, autoridades municipais, abriram a festividade.

O Chefe do Executivo Municipal de Francisco Macedo, Adeilson Antão, o Novim, em seu pronunciamento falou da alegria em realizar o primeiro festival de sua gestão. “Estou muito feliz em poder realizar a primeira festividade da nossa gestão, um evento importante que alegra o nosso povo, e que há dois anos não era realizado por conta da pandemia.” Disse.

Em entrevista ao Portal InfoNewss, a deputada Federal Margarete Coelho agradeceu a população de Francisco Macedo pelo acolhimento e o prefeito Novim pela parceria, e falou sobre o evento. “Tenho uma gratidão muito grande com o povo de Francisco Macedo, e especialmente com o prefeito Novinho e todo grupo político, sempre fui muito bem acolhida, e confiaram no meu compromisso em trabalhar pela cidade. Dá gosto de vim a Francisco Macedo, a cidade está muito organizada, limpa, e com várias obras inauguradas e isso em menos de dois anos de mandato, e esse grande são joão que resgata a cultura nordestina, tudo muito lindo.” Relatou.

O deputado estadual Pablo Santos, disse ser sempre motivo de felicidade poder voltar ao município. “Muito feliz em poder retornar a cidade de Francisco Macedo, lugar onde tenho grandes amigos, e aqui poder reafirmar meu compromisso com o prefeito Novinho e com toda a população do município.” Comentou.

A programação do Arraiá di Nóis Tudim segue hoje (16), à partir das 21h com shows de Waldo e Felipe, Alvino Luz, Iohanes, Guilherme Dantas, Manim Vaqueiro e Edson Cross.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas