23.2 C
Picos

Inaugurações e shows abrem o 23° São João de Massapê do Piauí; confira!

#

Na última sexta-feira, 21, na cidade de Massapê-PI, foi aberto o primeiro dia de comemorações do XXIII (vigésimo terceiro) São João da Cidade que acontece  paralelo aos festejos do padroeiro São João Batista, com o objetivo de manter viva a cultura popular nordestina, promover entretenimento e lazer à população e movimentar a economia local.

O prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, ladeado da primeira-dama Verônica Cavalcanti, da vice-prefeita Luíza Cecília, do deputado estadual Georgiano Neto, secretários, vereadores, lideranças políticas e convidados, realizou uma maratona de inaugurações.

As festividades tiveram inicio com a concentração dos munícipes e autoridades civis na casa do Prefeito Chico Carvalho. Por volta das 21:30 horas a população se dirigiu a primeira entrega da noite, o polo da academia de saúde. A Obra foi realizada com recursos da Emenda Parlamentar do Deputado Federal, Jesus Rodrigues.

O polo recebeu o nome de Richely Nascimento da Costa, a homenageada foi servidora pública do município, na área da saúde. No auge de sua juventude foi diagnosticada com câncer, porém, não desistiu e lutou bravamente contra a doença, chegando inclusive a se pós-graduar em administração de empresas, porém, nove anos após se diagnosticada, veio a óbito, no ano de 2017.

Posteriormente, os habitantes se locomoveram para a inauguração de um dos mais de oito mil metros de pavimentação do município. A pavimentação é um grande avanço para o município, haja vista que melhora substancialmente a trafegabilidade. Na obra foram aplicados recursos destinados da Deputada Federal, Iracema Portella.

Logo após, todos dirigiram-se para o centro da Cidade. Local em que foi entregue a primeira quadra poliesportiva do Município. A construção foi possível graças ao convênio firmado entre a prefeitura e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O centro esportivo foi denominado Odair José Veloso, por indicação do vereador Rivaldo de Carvalho. Odair era agricultor e produtor rural, no entanto, recebeu seu destaque por ser o operador das máquinas do município, homem esforçado e sempre a disposição de quem necessitava de ajuda. A obra é uma forma de incentivo a prática do esporte, reabilitação e prevenção de jovens não escolarizados, além de revelar e instigar possíveis talentos da cidade.

Para finalizar a noite de entregas, o prefeito se dirigiu, juntamente com os munícipes, para o maior marco e símbolo de trabalho da Cidade de Massapê, o mercado público.

O mercado é a principal forma de comércio e sustento da população. No entanto, por problemas governamentais e descasos de administrações anteriores, foi demolido. Porém, o prefeito Chico Carvalho se atentou as  necessidades populacionais e  fez um novo galpão para o livre comércio da população.

O referido Mercado, ganhou cobertura com arquitetura moderna, iluminação em led e quatro banheiros públicos. Na obra, foram aplicados recursos destinados também pela deputada federal Iracema Portella.

Ainda no galpão, discursaram varias autoridades, dentre elas o Deputado Estadual Georgiano Neto e o Prefeito Municipal Chico Carvalho.

Em seu discurso,  Georgiano agradeceu a expressiva votação que teve na Cidade e ressaltou que em breve voltará ao município trazendo melhorias e investimentos.

“É uma alegria muito grande poder retornar a Massapê e está ao lado deste grande líder, que é o mais bem avaliado prefeito do Piauí, Chico Carvalho. É um prazer também ter uma votação tão expressiva nesta cidade, o que aumenta nosso compromisso e responsabilidade, e para reafirmar esse nosso compromisso, digo a população que provavelmente, daqui uns dias estarei voltando aqui para fazer a entrega de uma patrulha mecanizada. Ressalto também que já destinamos mais R$ 100.000,00 (cem mil reais) de custeio para a saúde, em parceria com o Deputado Federal Júlio Cesar e a Deputada Federal Iracema. Tudo isso para um Massapê sempre melhor e mais desenvolvido”.

Já em sua oratória, o prefeito Chico Carvalho disse que está realizando um sonho com todos os projetos sendo concretizados. O Chefe do Executivo disse que tudo que está sendo desenvolvido na cidade é através das parcerias realizadas com os parlamentares.

Hoje é um dia que realizo um sonho, não somente um sonho meu como também dos moradores desta linda cidade, pois todas estas obras que entregamos hoje é de suma importância para todos. Tudo isto aqui também é graças a nossos queridos parceiros, como por exemplo, a nossa Deputada Iracema Portela e o nosso Senador Ciro Nogueira, como também do Deputado Georgiano que nos garantiu total apoio”.

Na noite ainda foi assinado a ordem de serviço para a finalização das obras da adutora que trará água das barragens de Caraíbas para a Cidade. Fornecendo assim livre acesso, sem delimitações e empecilhos para o abastecimento de água das residencias do município, fortalecendo ainda mais a dignidade e prosperidade dos Massapienses. Após a assinatura da ordem de serviço, foi dado por encerrado as inaugurações.

O portal InfoNewss teve o prazer de entrevistar o Deputado Georgiano e o Prefeito Chico Carvalho, dois grandes exemplos de administração pública e compromisso.

Deputado Georgiano, qual sua expectativa com essa aliança firmada em Massapê ?

É uma alegria voltar aqui e poder selar esta aliança política com o povo de Massapê, juntamente com este prefeito que faz um belo trabalho, e nós viemos para somar juntamente com está bela gestão. Uma satisfação também poder apoiar este evento, que é o maior evento cultural do município. Apoiamos também os pequenos agricultores e demais moradores desta linda cidade”.

Prefeito Chico Carvalho, qual o sentimento nesse momento com a realização desta linda festa e a inauguração de todas essas obras?

“A festa aqui já é bastante tradicional, e todo ano é organizada com carinho e cuidado para ser boa de verdade e esse ano não seria diferente. Com muita alegria abrilhantamos mais ainda as festividades com  estas obras. A academia de saúde, quadra poliesportiva, mercado municipal, construção do muro da UBS do povoado são francisco, iluminação de led da praça Isabel Coutinho e diversos quilômetros de calçamento, tudo isso advindo do apoio de emendas parlamentares do nosso Senador Ciro Nogueira e a da nossa Deputada Iracema Portela. E apesar desta crise que todo país passa, ver Massapê sempre avançando nos trás um enorme sentimento de gratidão”.

Após a cerimônia aconteceram os shows de forró em praça pública. Na primeira noite, três atrações se apresentaram no palco cultural. A primeira foi o cantor Lamarck, seguido de Eric Land e Fafá Santana. A festa atraiu um grande público e encerrou ao amanhecer.

Além de Georgiano Neto, prefeitos de municípios vizinhos também prestigiaram o primeiro dia do São João, como Nonato Alencar (de Francisco Macedo), Neném de Edite (de Jaicós), Ademar Carvalho (de Belém do Piauí) e Raimundo Júlio (de Queimada Nova).

Programação;

Neste sábado, além dos jogos de futebol de salão que já foram realizados na nova quadra poliesportiva, será promovido na Praça Matias Costa, por volta das 21h, o Festival de Quadrilhas Juninas e apresentações culturais, além de show com o forrozeiro Alvino Luz e Banda.

Com informações Danilo Bezerra – Assessoria de Comunicação.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui