O município de Marcolândia – PI, também conhecido como a ‘Terra dos Ventos e da Farinha’, situado na tríplice fronteira entre os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, se prepara para sediar uma das principais celebrações do seu calendário municipal, a Tradicional Mandiofest, que este ano chega à sua terceira edição.
A festividade, promovida pela Prefeitura Municipal, tem como objetivo valorizar a cultura e a importância da mandiocultura — desde o manejo até os produtos derivados da mandioca — que se configura como a principal fonte de renda da cidade.
Além disso, o evento busca impulsionar a economia local, movimentar o comércio e proporcionar entretenimento à população e visitantes.
Conforme a programação divulgada esta semana, a festividade abrange dois dias de atividades, 16 e 17 de agosto, com uma agenda recheada de eventos culturais, cursos, oficinas, exposições, comercialização de serviços e shows artísticos.
No dia 16 de agosto, a programação será aberta às 08h com a realização de cursos e capacitações voltados para os produtores locais. Durante a noite, o Palco da Cultura receberá as apresentações dos cantores Regis Muniz, Henrique Vianna, Lamarck, Sirano e Sirino, e Israel Silva.
No dia seguinte, 17 de agosto, às 14h, acontecerá a II Cavalgada de Marcolândia, tendo início com a concentração dos vaqueiros no novo poliesportivo saída para Simões, e missa com os padre Amando Espedito e Miguel. Em seguida, a cavalgada segue em direção à cidade, culminando na Chácara São João.
A cavalgada será conduzida pelos renomados Aboiadores: Galego Aboiador, Clesinho Aboiador, Tales Bezerra e Romário Aboiador, enquanto os vaqueiros e suas comitivas serão homenageados ao longo do percurso, destacando a importância desse ofício para a história e a identidade local.
Dando prosseguimento, à noite a programação continua com shows dos artistas Juliano Pisadinha, Luiz Fidelis, Juarez (ex-Mastruz com Leite e Magníficos), e Sergiana Costa, garantindo a animação do público até o encerramento do evento.