31.4 C
Picos

II Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio é oficialmente aberta em Marcolândia — PI

#

O Governo Municipal de Marcolândia — PI, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou nesse Domingo, dia 25 de setembro, a abertura da II Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio, alusiva a campanha Setembro Amarelo, referente ao mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A campanha de prevenção do suicídio criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como objetivo conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.

No município de Marcolândia, a abertura oficial das atividades foi realizada na Praça Central, onde foram realizadas ações de conscientização acerca da temática. Na oportunidade, a psicologa do Centro Referência em Assistência Social, Eribetânia Carvalho, ministrou uma palestra que teve como tema “Marcolândia pela Vida”.

Durante o início da programação estiveram presentes, o prefeito Dr. Corinto Matos, acompanhado da primeira-dama e secretária de Educação, Auxilia Matos, o vice-prefeito Valmir de Juraci, a secretária de saúde Domitila Alencar, o coordenador Geral do NASF, Severiano Gomes, as psicologas Arianna Carvalho e Debora Modesto, profissionais das pastas, e o público em geral.

Em entrevista, a psicologa do Centro Referência em Assistência Social, Eribetânia Carvalho, falou sobre a campanha. “Essa campanha já vem sendo desenvolvida no município há alguns anos, tendo as escolas municipais o nosso foco, onde as demandas são maiores. Então, nosso intuito de estarmos fazendo essa abertura em praça central, é tentar colocar o tema da saúde mental em máxima, evidência, conscientizando toda a população, sobre a prevenção do suicídio, e a importância de buscar ajuda.” Disse.

O coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Severiano Gomes, falou sobre a campanha. “Nosso objetivo é chamar a atenção da população para que todos entendam sobre essa temática, aonde iremos desenvolver e trabalhar ações de conscientização a respeito do suicídio com a população.” Comentou.

Por fim, foi realizado ainda a entrega de panfletos orientativos para a população, onde profissionais percorreram as principais ruas, avenidas da cidade, e pontos comercias. No decorrer dos próximos dias, a programação segue onde serão realizadas ações de orientação e sensibilização junto aos usuários, profissionais dos serviços das secretarias envolvidas e a população do município.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas