28.4 C
Picos

IFPI lança vestibular e confirma retomada temas regionais na prova

#

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou nesta terça-feira (30) a solenidade de lançamento do vestibular de 2024 da instituição. Uma das novidades do certame é a retomada de temas regionais de disciplinas como geografia, história e literatura do Piauí.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o pró-reitor de Ensino do IFPI, Odimógenes Soares, informou que os assuntos foram retomadas devido uma necessidade de conhecimento da história e cultura do estado.

“A necessidade da retomada dos temas regionais é por conta de uma necessidade mesmo do Piauí se conhecer. Muitas vezes os candidatos eles conhecem coisas de outros locais, de outros estados, de outras regiões e não tem conhecimento da sua própria história, da sua geografia e dos seus escritores. Então é uma retomada de algo que talvez nem devesse ter sido alterado e o Enem tirou isso, tirou inclusive dos currículos da escolas de Ensino médio a oportunidade dos nossos estudante de conhecerem a sua própria região e a sua própria cultura”, esclareceu.

Odimógenes Soares destacou ainda que o edital do Vestibular de 2024 será lançado somente no segundo semestre deste ano.

“A gente está fazendo o lançamento agora exatamente por essa novidade. Para que as escolas se organizem, para que os estudantes se organizem, mas o edital é para o segundo semestre, provavelmente a gente publicará o edital em setembro e a prova em dezembro, para que os candidatos se matriculem em janeiro e no final de janeiro, início de fevereiro já comecem a estudar”, informou o pró-reitor.

Exame classificatório com inscrições abertas

O IFPI também está com as inscrições abertas para o exame classificatório 2023.2 nos cursos técnicos da instituição. Até o momento, mais de seis mil pessoas foram inscritas e ao todo, são 1460 vagas em 12 campis.

“As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho, o processo de inscrição é pelo nosso sistema de seleção que é: selecao.ifpi.pi.edu.br. São 1460 vagas em 12 dos nossos campi, essas vagas elas são para cursos técnicos na modalidade concomitante para quem estuda ainda o Ensino Médio ou subsequente para quem já concluiu. Então são cursos rápidos, geralmente de um ano e meio e um curso onde o candidato ele já tem foco no mundo do trabalho”, explicou Odimógenes Soares.

Para realizar a inscrição, o candidato precisa ter um cadastro na plataforma Gov.br. As provas acontecem no dia 9 de julho.

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas