25.3 C
Picos

Idosa de Padre Marcos – PI de 102 anos que sobreviveu à gripe espanhola de 1918 vence a Covid-19

#

Maria Benedita de Carvalho conviveu com a pandemia de gripe espanhola de 1918, quando era uma bebê. E agora, aos 102 anos, sobreviveu a Covid-19. Maria Benedita ganhou mais um motivo para comemorar. A vitória é bem mais do que um número, pois dona Dona Maria venceu a covid-19 em meio a uma pandemia sem precedentes.

Nascida em 11 de setembro de 1918, na localidade Barreira, que a época pertencia à cidade Jaicós, atualmente conhecida como Barreira Cícero da Moça, Município de Padre Marcos, Maria que na época era um bebê conviveu com a gripe espanhola de 1918.

Mãe de dez filhos, avó de mais de cinquenta netos, bisavó de 61 bisnetos e dez trinetos, após mais de 100 anos de uma das maiores pandemias mundiais, Maria Benedita foi contaminada pelo novo coronavírus no início de 2021. A idosa recebeu tratamento médico em sua própria residência, pelo menos dez dias.

Conforme familiares, a paciente centenária não foi hospitalizada por opção dos filhos, sendo internada em sua casa que foi adaptada com uma instalação improvisada para Covid-19, onde recebeu todo o suporte médico, e oxigênio em um momento mais delicado do quadro, mas superou.

Durante todo o processo de tratamento a idosa foi acompanhada pela equipe de saúde municipal de Padre Marcos. Após a cura, familiares, amigos e profissionais de saúde que participaram do tratamento comemoram a alta em especial, já que idosos normalmente são as principais vítimas da covid-19.

De acordo com o vereador do município e neto da centenária, Antônio Chiquinho, o carinho da família e da equipe de saúde, atendentes, médicos e enfermeiras, aliado ao excelente humor, fé, e força de vontade da paciente, fizeram com que o quadro evoluísse naturalmente para uma melhora significativa, podendo então receber a alta médica.

Agradecidos pelo excelente tratamento, atenção e carinho recebidos, a família fez questão de agradecer o carinho e atenção recebidos do poder público. “Toda a família agradece a cada um que de alguma forma contribuiu com mais essa vitória, em especial a saúde municipal, que nos ajudou com todo amparo e acompanhamento médico”. Diz a família em nota.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas