I ExpoBelém movimenta mais de R$ 1,5 milhão, supera expectativas e consolida Belém do Piauí como referência em feiras agropecuárias no Nordeste

#

A cidade de Belém do Piauí foi palco, nos dias 8 e 9 de maio, da I ExpoBelém, evento que já se consolida, mesmo em sua primeira edição, como uma das maiores vitrines da caprinovinocultura da região. Realizada no Parque de Eventos, ao lado da Prefeitura Municipal, a feira reuniu produtores, expositores e visitantes de diversas cidades do Piauí e de estados vizinhos, como Ceará e Pernambuco.

Promovida pela Prefeitura Municipal, a ExpoBelém foi idealizada com o objetivo de fortalecer a caprinovinocultura, incentivar a agricultura familiar, movimentar a economia local e ampliar as oportunidades de negócios no campo. Com mais de R$ 35 mil em premiações, o evento já desponta como um marco no calendário agropecuário regional.

Durante os dois dias de programação, milhares de pessoas passaram pelo espaço, que chamou atenção pela ampla e organizada estrutura montada para receber criadores, produtores rurais, comerciantes e o público em geral. A feira impressionou pela diversidade de atividades e pelo alto nível dos animais apresentados.

Entre os destaques estiveram raças consagradas como Dorper, White Dorper, Anglonubiana, Boer, Savana, Santa Inês e Berganês, reunindo criadores locais, regionais e também de outros estados, o que reforça o alcance e a importância do evento.

Com mais de 100 baias, a ExpoBelém contou com a exposição de caprinos e ovinos de elevado padrão genético, além da presença de bovinos e exposição de peixes, atraindo especialistas, investidores e apaixonados pelo setor agropecuário.

Um dos principais pontos altos foi a comercialização de animais, que fortaleceu a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura e gerou excelentes oportunidades de negócios. A feira também contou com exposição de máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, além de um espaço dedicado à agricultura familiar, com a comercialização de produtos locais. A praça de alimentação registrou intensa movimentação, impulsionando diretamente a economia do município.

De acordo com balanço preliminar, a I ExpoBelém movimentou mais de R$ 1,5 milhão, incluindo cerca de R$ 400 mil em contratos firmados por meio do Banco do Nordeste, evidenciando o impacto econômico positivo do evento.

O empresário Fernando Ventura, da Agroventura, destacou a importância da feira para o fortalecimento do comércio local. “A ExpoBelém é uma vitrine muito importante para nós, comerciantes. Tivemos grande visibilidade, aumento nas vendas e uma movimentação intensa de público. É um evento que já começa grande e que tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos”, afirmou.

Na área de alimentação, o sucesso também foi evidente. Mãe e filha, Simone e Simoneide comemoraram os resultados alcançados. “Graças a Deus, vendemos todos os produtos que trouxemos. Foi um movimento muito grande, superou nossas expectativas. Só temos a agradecer à gestão pela realização desse evento que ajudou muito a gente”, relataram.

Outro grande destaque foi o concurso de animais, que reuniu exemplares de alto padrão genético em disputas de mais de 70 campeonatos locais e regionais, elevando o nível técnico da exposição.

A programação também incluiu capacitações voltadas aos produtores rurais. Em parceria com o SENAR Piauí, foram promovidas palestras, cursos e treinamentos, com destaque para a capacitação sobre produção de palma forrageira, contribuindo para o fortalecimento do conhecimento no campo.

No palco cultural, grandes atrações animaram o público, como Mozart do Acordeon, Bonde do Brasil, Samyra Show e Collo de Menina, reunindo milhares de pessoas e consolidando o evento também como um grande espaço de entretenimento.

No dia anterior também se apresentaram os cantores, Joãozinho dos Teclados e Xiau Show, Mozart do Acordeon, além da participação de vários artistas da região no “Moído de Exposição”.

A ExpoBelém contou ainda com a presença de importantes autoridades, como o deputado federal Castro Neto, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Severo Eulálio, o pré-candidato a deputado, GD, além de prefeitos da região, vereadores e lideranças políticas.

Durante entrevista, o deputado federal Castro Neto destacou a grandiosidade do evento e anunciou novos investimentos para o município. “A ExpoBelém já nasce grande, organizada e com forte impacto econômico. É um evento que valoriza o produtor rural e fortalece toda a região. Em reconhecimento a essa importância, o senador Marcelo Castro irá destinar recursos para a construção de um parque de exposições definitivo para o município”, anunciou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio, também elogiou a estrutura e a organização da feira. “Fiquei impressionado com o nível da ExpoBelém. É uma estrutura de grande porte, com animais de qualidade e forte participação popular. Sem dúvida, é um evento que já entra para o calendário oficial das grandes exposições agropecuárias do Piauí”, destacou.

O prefeito Jônathas Noronha avaliou de forma extremamente positiva a realização da primeira edição do evento. “Esse é um sonho antigo que hoje se torna realidade. Ver Belém do Piauí sediando uma feira desse porte, com essa organização e esse resultado, é motivo de muita alegria. Superamos as expectativas e mostramos a força do nosso município. Só tenho gratidão a todos que contribuíram para esse grande sucesso”, afirmou.

O vice-prefeito Aluísio Carvalho também destacou os impactos positivos da feira. “Belém ganha muito com um evento como esse. Movimenta a economia, gera oportunidades e valoriza o homem do campo. Foi um sucesso que superou todas as nossas expectativas”, disse.

Já o ex-prefeito e atual secretário de Finanças, Ademar Carvalho, idealizador do projeto ainda em sua gestão, comemorou os resultados alcançados. “O balanço é o melhor possível. É gratificante ver esse projeto sair do papel e se tornar esse grande evento. Todas as expectativas foram alcançadas, e isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.

Com resultados expressivos, forte participação popular e grande volume de negócios, a I ExpoBelém já entra para a história como um divisor de águas para o município, consolidando Belém do Piauí como referência no cenário das feiras agropecuárias do Nordeste.

Mais fotos

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas