sábado, 24 julho 2021
Casa / Saúde / HU passa a realizar atendimentos para cirurgias bariátricas

HU passa a realizar atendimentos para cirurgias bariátricas

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início aos atendimentos ambulatoriais do programa de cirurgia bariátrica. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejam passar pelo procedimento já podem solicitar o encaminhamento, através da rede de atenção básica.

O paciente interessado em passar por uma cirurgia bariátrica deve procurar um dos postos de saúde da atenção básica e solicitar o encaminhamento para o ambulatório de cirurgia bariátrica do Hospital Universitário. Após conseguir o encaminhamento, é necessário realizar o agendamento no HU, que vai analisar a inclusão do interessado no programa.

O cirurgião bariátrico Gustavo Santos, responsável pelo programa no HU, destaca que antes da cirurgia o paciente passa por diversos atendimentos multidisciplinares. “O programa culmina com a cirurgia bariátrica, mas antes de chegar até esse momento fazemos um primeiro atendimento. Entendendo que a obesidade é uma doença multifatorial, esse paciente passa por toda uma equipe. são atendimentos com nutricionista, psicólogo, endocrinologista”, explicou.

Ainda de acordo com o cirurgião, a demanda por cirurgias bariátricas é muito grande no estado do Piauí. Além do HU, apenas o Hospital Getúlio Vargas realiza o procedimento através do Sistema Único de Saúde.

Estrutura

Para o novo serviço de saúde, o Hospital Universitário já conta com equipamentos, corpo clínico – médicos das especialidades necessárias para o atendimento, psiquiatra, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros – e insumos para a realização das cirurgias.

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com 

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Variante delta da covid-19 circula hoje em mais de 111 países, diz líder da OMS

A variante delta da covid-19 está presente em mais de 111 países no momento, de …