25.3 C
Picos

Há cinco anos pesquisadores procuram abelha rara no Piauí

#

Há cinco anos pesquisadores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus de Picos (PI), tem procurado a abelha Jandaíra na região de Picos, mas sem sucesso. O objetivo é estudar e tentar evitar a extinção da espécie que é típica do semiárido.

A abelha sem ferrão se caracteriza pela qualidade do mel que tem propriedades medicinais.

Vitória Letícia, estudante do 5º período de licenciatura em química do IFPI, que faz parte da pesquisa, diz que a abelha tem sido tema de trabalhos de conclusão de curso de vários estudantes e encontrar a Jandaíra seria de grande importância para os estudos e também para desenvolver ações que venham tirar a espécie do risco de extinção.

“As pessoas que conheçam ou que tenham colmeias com esta espécie e queiram ajudar na pesquisa podem entrar em contado com a gente através do telefone 89 98129-9641”, informou a estudante.

Conheça a abelha responsável pela polinização da Caatinga, do Pantanal e da Mata Atlântica - Revista Globo Rural | Sustentabilidade

A abelha

A abelha Jandaíra (melipona subnitida) tem cabeça preta, tórax marrom, ligeiramente aveludado, e abdômen preto. Ela se distribui em estados que abrigam o bioma Caatinga, a região do Pantanal e, também, manchas da Mata Atlântica. A espécie não possui ferrão e, por isso, é dócil e pode ser criada em jardins, sem a necessidade de um manejo complexo, que dispensa o uso de macacões, fumegadores e outros equipamentos.

A Jandaíra é responsável por 30% a 60% da polinização de plantas nativas, como a jurema preta, marmeleiro e pau ferro. Sua conservação é de extrema importância devido a sua função na perpetuação da floresta e manutenção da biodiversidade.

Abelha Jandaíra (Melipona subnitida) - Abelhas Brasileiras

O mel da Jandaíra possui um sabor especial, com uma coloração que varia de acordo com a flora. A produção, em condições normais de clima e florada, pode chegar a 1,5 litros de mel e custar até R$ 120,00 por litro. Por isso, é uma boa opção de incremento à renda familiar.

No Nordeste, o mel da Jandaíra tem fama e status de ser “medicinal” na cultura popular. É aplicado sobre feridas, conjuntivites e outras doenças de origem bacteriana. Existem estudos que comprovam a efetividade da aplicação tópica desse mel sobre feridas causadas por ratos.

Fonte: Webpiaui

Paulo Sabino
Paulo Sabinohttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas