20.1 C
Picos

Governo do Piauí intensifica ações para o combate a queimadas nos municípios

#

Durante o mês de agosto, o Governo do Piauí está intensificando suas iniciativas para prevenir e combater incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com as Secretarias da Defesa Civil (Sedec) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está colaborando em conjunto com as prefeituras municipais para reduzir o número de focos de queimadas.

Neste mês de agosto, foram contabilizados 1.413 focos de incêndio no Piauí, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso posiciona o estado como o sexto com maior incidência de queimadas em todo o Brasil.

A Defesa Civil do Estado do Piauí discute a ampliação de núcleos de brigadas nos municípios, sendo que técnicos dessa pasta estiveram reunidos recentemente com integrantes da Brigada Municipal de Valença para dialogar sobre a ampliação dos núcleos de brigadas no estado, bem como discutir ações de prevenção às queimadas neste período de estiagem. O intuito é estender o modelo de Valença para outras cidades.

No último domingo (27), Werton Costa, responsável pela área de Prevenção e Mitigação na Sedec, afirmou que a comunicação das atividades preventivas visando a redução de queimadas é conduzida em estreita colaboração com os secretários municipais de Defesa Civil. Estes, por sua vez, disseminam as diretrizes junto às comunidades locais. Enquanto isso, a equipe técnica da Semarh concentra seus esforços na capacitação de brigadas e na monitorização, desempenhando um papel crucial tanto na divulgação do trabalho preventivo quanto no combate efetivo aos incêndios.

A Semarh lançou, semana passada, o canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas em todo o estado. Para entrar em contato, basta enviar mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693. O canal tem como objetivo melhorar e agilizar o monitoramento das queimadas ilegais.

TEMPERATURA

As altas temperaturas também favorecem os incêndios nas zonas rural e urbana dos municípios. Pelo menos sete cidades do Piauí registraram, no sábado (26), as maiores temperaturas do país, ficando São João do Piauí em primeiro lugar com 40.4 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta vermelho de onda de calor em 181 municípios do Piauí, incluindo a capital Teresina, que segue até às 18h de segunda-feira (28). Nesse sábado (26), na lista das 20 cidades com as maiores temperaturas, sete eram do estado do Piauí. São elas:

São João do Piauí com 40.4 °C

São Raimundo Nonato com 39.9 °C

Picos com 39.3 °C

Alvorada do Gurguéia com 39 °C

Paulistana com 39 °C

Bom Jesus do Piauí com 38.8°C

Castelo do Piauí com 38.7 °C

Fonte: Meio Norte / Com informações do Governo do Estado

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas