28.4 C
Picos

Governadores provam que alta dos combustíveis não é culpa do ICMS, diz Wellington Dias

#

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesse sábado (15) que os governadores provaram que a alta no preço dos combustíveis no país não é culpa dos estados, mas sim, da forma com a qual o Governo Federal administra a Petrobrás.

“Primeiro pelo descaso em que ali atrás se dizia a todo instante que o preço dos combustíveis era o preço do ICMS aplicado pelo estado, provamos que não”, afirmou o petista.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estava congelado desde do mês de novembro de 2021, mesmo assim, conforme destacou Wellington Dias, o preço de combustíveis como a gasolina voltou a registrar alta durante esse período.

Na sexta-feira (14), a maior parte dos estados, incluindo o Piauí, decidiu encerrar o congelamento do preço usado como base para o cálculo do ICMS sobre combustíveis. Assim, a partir de 1º de fevereiro, esse valor poderá sofrer variações novamente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia atribuído em diversas ocasiões aos estados a responsabilidade pelas sucessivas altas no preço dos combustíveis. No mês de agosto de 2021, por exemplo, ele disse em entrevista que o aumento no preço do combustível seria devido a “ganância por parte de muitos governadores”.

Wellington Dias ainda explicou o motivo pelo qual os governadores decidiram não prorrogar o congelamento do ICMS. Ele também voltou a cobrar um fundo de equalização dos combustíveis e defendeu que Senado aprove a reforma tributária, que tem o apoio da maioria dos governadores.

“O objetivo da trégua era chegar a um entendimento para a reforma tributária, por outro lado a Petrobrás seguiu dando reajustes e mais reajustes ao combustível, então, se o objetivo era encontrar uma solução e as portas foram fechadas, é claro, o fórum dos governadores reagiu dizendo que não é possível, porque estamos abrindo mão de receitas de ações para nosso povo”, frisou.

Fonte: Cidade Verde, por Paula Sampaio

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas