Nesta última quarta-feira (13), o governador Rafael Fonteles visitou o Hub Criativo do Beato, um importante complexo de inovação em Lisboa que reúne startups, empresas de tecnologia e criatividade de Portugal e de toda a Europa.
Durante a visita, Fonteles conheceu duas escolas de tecnologia, a Tumo e a Escola 42, e assinou um memorando de cooperação entre essas instituições e o Governo do Estado, visando promover o intercâmbio de estudantes do ensino médio público por meio do programa Seduckathon.
O Hub Criativo do Beato, criado em 2017, é um polo de inovação tecnológica e criativa, onde startups, empresas e instituições educacionais se reúnem para fomentar o desenvolvimento na área digital. A Tumo e a Escola 42, duas renomadas escolas de tecnologia localizadas no complexo, são conhecidas por sua atuação na formação de jovens em tecnologia e inovação.
Para o governador Rafael Fonteles, a parceria abre novas oportunidades para os estudantes da rede pública do Piauí. “Muito em breve, teremos novidades para o estado do Piauí, fortalecendo o ensino na área tecnológica tanto para estudantes do ensino médio quanto para estudantes que irão para a graduação”, afirmou.
Representando o Piauí em Portugal, a Investe Piauí busca promover produtos e fortalecer a imagem do estado em Portugal e na Europa. Daniel Martins, diretor comercial de Mercados Europeus da Investe Piauí, destacou o papel do Hub Criativo do Beato: “Lisboa hoje é a capital da inovação e transformação digital e aqui é a base de criação dessas empresas de sucesso”, finalizou.
A Tumo, gerida pela Associação sem fins lucrativos Topsail, tem como missão o desenvolvimento educativo, criativo e tecnológico dos jovens por meio de métodos pedagógicos inovadores. Já a Escola 42 oferece formação em engenharia de software, sendo voltada para jovens que concluíram o ensino médio e desejam ingressar na área de tecnologia.