O sinal analógico da TV Globo, uma das maiores emissoras do país, foi oficialmente desligado nas parabólicas banda C. A transição ocorreu na noite do último domingo, 18 de agosto de 2024, às 23h59, durante a exibição do reality show “Estrela da Casa”.
Com 42 anos de história, a transmissão analógica da Globo deu lugar a uma mensagem fixa orientando os telespectadores sobre como continuar assistindo à programação por meio de sinal digital.
Essa mudança faz parte de um esforço contínuo para modernizar a transmissão de conteúdo televisivo no Brasil. Com o desligamento do sinal analógico, os telespectadores precisarão acessar a programação da Globo por meio de sinal digital terrestre, via satélite, ou por meio da internet e serviços de streaming.
A transição para o digital não só melhora a qualidade da imagem e do som, mas também libera a banda C para outros serviços de comunicação, como as redes móveis de 5ª geração (5G). Essa mudança é parte de um movimento global para otimizar o uso do espectro de frequências, o que pode abrir novas oportunidades no setor de telecomunicações, impulsionando inovação e competitividade no mercado.
SBT adia desligamento para dia 28
Por outro lado, o SBT, que havia programado o desligamento do seu sinal analógico para o mesmo dia, optou por adiar a transição para o final deste mês. O novo prazo para o encerramento da transmissão analógica no satélite Star One C2 banda C é 28 de agosto de 2024, às 23h59.
A decisão de adiar o desligamento oferece mais tempo para que os telespectadores façam as adaptações necessárias para continuar acompanhando a programação por meios digitais. Essa mudança segue a mesma direção da transição já realizada pela Band e RedeTV!, que desligaram seus sinais analógicos no final de junho de 2024.
A expectativa é que, com essa modernização, consumidores e fornecedores de serviços de comunicação experimentem benefícios significativos, refletindo em avanços tecnológicos e melhorias no acesso à informação em todo o Brasil.
Da redação, InfoNewss