24.3 C
Picos

Pesquisa estima 50 mil com coronavírus em Teresina: ‘é preciso repensar abrir o comércio’, diz prefeito

#

A sexta etapa da pesquisa sorológica realizada em Teresina para detecção do coronavírus na população estima que a capital tem cerca de 50 mil infectados. Diante do número, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), disse que é preciso repensar a possibilidade de reabrir o comércio. A prefeitura havia apresentado uma proposta que deve agora ser repensada ou reformulada.

Segundo prefeito, a pesquisa mostrou que o crescimento no número de infectados continua de forma acelerada, ou seja, não tem mostrado indícios de redução ou estabilização. Na quinta etapa, a estimativa era de 32 mil infectados. O número subiu para 50 mil em uma semana.

“Vemos que ainda vamos chegar ao pico, a curva epidemiológica continua subindo de forma exponencial, é preciso, diante disso, repensar a abertura da economia”, disse o prefeito.

Decretos                       determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas