22.7 C
Picos

Mais de 2 milhões de pessoas moram em locais sem coleta de esgoto

#

Mais de 23% da população não têm abastecimento de água adequado no Piauí. Outro dado relacionado ao serviço de saneamento básico no estado também preocupa porque : mais de dois milhões de pessoas moram em áreas sem coleta de esgoto. O número equivale a seis de cada 10 habitantes do estado. Os dados, referentes a 2017, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados  pelo Ministério do Desenvolvimento Regional , na terça-feira (10).

Com relação aos estados,  o índice médio de atendimento urbano por rede de água indica valores acima de 90% no Distrito Federal e em 18 estados: Paraná, Roraima, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco.

Na faixa de 80% a 90%, aparecem Alagoas e Amazonas; na faixa logo abaixo, entre 60% e 80%, aparecem os estados Maranhão, Ceará, Acre e Rondônia; na penúltima faixa, de 40% a 60%, situa-se o estado do Pará. O Amapá, que, em 2017, apresentou índice de atendimento superior a 40%, voltou a ter seu índice inferior a 40%, com 38,3% da população urbana atendida.

Meio Norte

Quanto ao mapa da Figura 6.2 que mostra a visualização de municípios com os respectivos índices de atendimento urbano por rede de água, observa-se bons resultados em grande quantidade deles, sendo 3.996 municípios com índice superior a 90%; outros 450 com índices na faixa de 80% a 90%; 394 municípios com valores que se enquadram entre 60% a 80%; 149 municípios na faixa imediatamente inferior, de 40% a 60%; e na última faixa, abaixo de 40%, 147 municípios.

No total, o mapa apresenta o resultado de 5.146 municípios, sendo 5.136 com índice de atendimento urbano de água calculado e 10 municípios que responderam ao formulário simplificado de água, ou seja, que não possuem sistema público de água. No SNIS 2018, estão registrados 2.639 municípios com índice de atendimento urbano por rede de água igual a 100% (51,3% do total de municípios da amostra). Em termos de população, esses municípios correspondem a 44,9% da população urbana residente de toda a amostra. Ou seja, esse é o percentual de população urbana do país cujo acesso aos serviços de água está universalizado, segundo informações dos prestadores de serviços.

Fonte: Meio norte

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui