sábado , 16 Maio 2020
Casa / Geral / Empresas prestadoras de serviço recebem notificação recomendatória do MPT

Empresas prestadoras de serviço recebem notificação recomendatória do MPT

As empresas prestadoras de serviço e de vigilância que atuam no Estado do Piauí receberam, na segunda-feira (07),  uma Notificação Recomendatória (NR) do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), com providências a serem adotadas, em caráter de urgência, para reduzir a transmissão da covid-19.

De acordo com a recomendação, os trabalhadores precisam ser protegidos com medidas de saúde e segurança para atuarem nas atividades consideradas essenciais. O MPT recomenda que, além de afastar empregados que integram o grupo de risco, garantir o distanciamento seguro e o processo constante de higienização, as empresas devem fornecer, de forma suplementar, máscaras.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, todos os que desempenham funções essenciais, e que não sejam profissionais da saúde, devem usar máscaras de tecido. Dessa maneira, o MPT sugere que as máscaras caseiras sejam confeccionadas em tecido de saco de aspirador, cotton, algodão ou fronhas de tecido antimicrobiano. “Essa é a ordem decrescente de capacidade de filtragem das partículas virais, recomendadas na notificação informativa do Ministério da Saúde, explicou o engenheiro de segurança, perito do MPT, Bruno Prado Pimentel.

A orientação do MPT é para que as máscaras cubram totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais do rosto. “Enquanto estiver em uso, evitar tocá-la na parte da frente e removê-la sempre pelas alças laterais. Após a remoção ou sempre que tocar na máscara usada, realizar a higiene adequada das mãos”, alerta o perito.

Na NR consta também que as empresas têm que apresentar, até o dia 13, o plano de contenção e prevenção de infecções, atendendo as recomendações de disponibilizar lavatórios adequados para os trabalhadores, orientar quanto o distanciamento de 2 metros entre os empregados, resguardando a mesma distância do público em geral. Todos os postos de trabalho devem ser dotados de álcool gel a 70%.

Especificamente em relação às empresas de vigilância para as quais foi expedida uma notificação recomendatória própria, o MPT orienta que a higienização dos principais pontos de contato dos veículos utilizados no serviço de transporte de valores, como: volante, câmbio, maçanetas, botões dos vidros, sistemas de áudio e funções do veículo. “Nossa recomendação é de que, a cada vez que os trabalhadores desçam do veículo para abastecer caixas eletrônicos ou transportar valores, façam a higienização pessoal dentro dos veículos”, finalizou Bruno Pimentel.

Fonte: MPT

Sobre Felipe Ribeiro

Avatar

Verifique também

PSDB critica saída de Teich; general assume interinamente

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a saída de Nelson Teich do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *