28.4 C
Picos

Diabetes: sinais ajudam no diagnóstico precoce da doença

#

Atualmente, aproximadamente 13 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, doença que causa insuficiência de insulina, responsável por regular a glicose no sangue e garantir que o organismo tenha energia diariamente. Os dados são da Sociedade Brasileira de Diabetes. Neste dia 14, é instituído o Dia Mundial do Diabetes.

Nove em cada 10 casos são do tipo 2 da doença, que não tem cura, somente tratamento para melhorar a qualidade de vida e evitar outros tipos de doenças relacionadas, como problemas no coração, rins, olhos e nervos.

Sinais

Como os sintomas são silenciosos, seus sinais geralmente aparecem por conta de outros tipos de alterações, como sede excessiva, aumento do volume de urina e apetite, além de infecções recorrentes e que demoram para serem curadas. Além disso, há outros sintomas como mudanças de humor, fadiga, náuseas e vômitos.

Uma das maiores preocupações dos médicos é com relação aos rins, responsáveis por ajudar a remover os resíduos do sangue. Basicamente, a alta concentração de açúcar no sangue faz com que os rins filtrem mais sangue. Essa sobrecarga provoca doença renal que, dependendo do estágio, pode ser fatal.

Por isso, além do diagnóstico precoce por um médico especialista, são necessários alguns cuidados com a qualidade de vida, regulando uma dieta saudável, aliada a exercícios físicos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui