29.1 C
Picos

Garantia-Safra beneficia 556 agricultores de Pio IX e injeta cerca de meio milhão de reais na economia do município

#

A economia de Pio IX acaba de ser beneficiada com a liberação de recursos do Governo Federal para o pagamento do Garantia-Safra. O programa tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que moram em regiões com risco de perda de safra, por conta de estiagem ou enchentes.

De acordo com Mateus Sousa, secretário de Desenvolvimento Rural de Pio IX, mais de 550 agricultores piononenses receberam o subsídio no valor de R$ 850 cada.

Secretário de Desenvolvimento Rural de Pio IX, Mateus Sousa

“Foram quase meio milhão de reais injetados na economia de nosso município, só no mês de março com o pagamento do Garantia-Safra para 556 agricultores que estavam aptos a receber o benefício”, informou.

Segundo Mateus Sousa ainda, caso algum agricultor familiar possua pendências junto ao programa, este deverá procurar a SDR de Pio IX para eventuais correções.

“Quem tiver suas pendências corrigidas, o benefício entrará na folha do próximo mês”, assegurou o secretário.

O pagamento do auxílio financeiro aos agricultores é gerenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e os recursos são provenientes da contrapartida dos agricultores, do Município, do Estado e da União.

Pio IX pagou sua contrapartida em 2021, inclusive as parcelas que a gestão passada tinha deixado em atraso.

José Antônio, ex-consultor do Garantia-Safra no Piauí e assessor da FETAG

“Essa contrapartida, aqui a gente pode abrir até um parêntese, que o município de Pio IX teve a responsabilidade de arcar com a contrapartida de uma gestão anterior, aí, ao pagar essa contrapartida, o município ficou apto a aderir a outra safra”, explicou José Antônio, ex-consultor do Garantia-Safra no Piauí e assessor da FETAG.

Para o Prefeito Silas Noronha, o Garantia-Safra é uma forma de valorização do trabalho do homem do campo e se faz necessário que todo gestor cumpra com a responsabilidade de pagar a contrapartida municipal.

Prefeito de Pio IX, Silas Noronha

“Pagamos também em novembro (de 2021) a contrapartida no valor de mais de R$ 127 mil, que deixa o município de Pio IX habilitado para o Seguro Safra 2021/202”, assegurou o prefeito.

Fonte: Portal é Notícias

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas