23.4 C
Picos

Futuro Ministro do Desenvolvimento Social diz que irá combater fraudes em cadastros de programas do Governo Federal

#

O futuro de Desenvolvimento Social, o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) disse em entrevista à TV Clube nesta sexta-feira (23) que pretende combater fraudes em cadastros de programas sociais e buscar pessoas com direito aos programas que ainda não estão cadastradas.

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) foi indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério do Desenvolvimento Social, uma das pastas mais disputadas do novo governo e que será responsável, entre outros programas sociais, pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil).

Futuro Ministro do Desenvolvimento Social diz que irá combater fraudes em cadastros de programas sociais do Governo Federal — Foto: TV Clube

Futuro Ministro do Desenvolvimento Social diz que irá combater fraudes em cadastros de programas sociais do Governo Federal — Foto: TV Clube

Atualmente, o Cadastro Único tem cerca de 90 milhões de pessoas inseridas nos diversos programas sociais do Governo Federal.

“Mas são mesmo 90 milhões? É isso que o presidente Lula determinou e vamos nos debruçar. A transição avalia que é possível encontrar pessoas que não preenchem os requisitos […] Se alguem fora do critério recebe o Bolsa Família, isso é fraude, e fraude tem que ser combatida”, disse Wellington Dias.

Segundo o futuro ministro, o objetivo do novo ministério é combater a insegurança alimentar e retirar o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, cerca de 33 milhões de pessoas passam fome todos os dias no Brasil, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa e Soberania e SAN (Penssan).

Futuro ministro do desenvolvimento social visita o Piauí

“Vamos trabalhar para garantir que se tenha as oportunidades, integrado com os vários ministérios, setor público e privado, estados e municípios, para garantir oportunidades de mais emprego, empreendedorismo, para que as pessoas possam sair da miséria, da pobreza, e ter renda sustentável, e ainda com eficiência, combatendo as fraudes”, disse.

Wellington agradeceu ao Congresso Nacional pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o adicional de R$ 150 por criança de até seis anos, além dos R$ 400, para famílias cadastradas no Bolsa Família;

“À medida que tivermos segurança nessa base de dados, aquela família que está regular, aquelas crianças preenchem os requisitos, então já é feito o acrescimento do valor devido. Será feito o pagamento na mesma sistemática do Bolsa Família”, explicou.

Fim do mandato: governadora Regina Sousa faz avaliação do do governo em 2022

A atual governadora do Piauí e futura secretária de Assistência Social do estado Regina Sousa comemorou a nomeação de Wellington Dias para o Ministério do Desenvolvimento Social, e contou que anos de convivência entre eles deve facilitar a comunicação do ministério com a secretaria.

O encontro entre os dois aconteceu no Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí, nesta sexta-feira (23), na primeira visita oficial do senador eleito ao Piauí após a nomeação para o Ministério.

“É uma felicidade imensa ver meu amigo, parceiro de 40 anos, ser nomeado […] E mais feliz ainda que nomeado na pasta exatamente afim àquela que eu vou conduzir, se Deus permitir. Temos 40 anos de convivência e isso me dá o direito de ter uma relação muito próxima, de telefonar a qualquer hora. Ele gosta de telefonar às 5h, e eu digo ‘menino, tu não dorme não?’”, brincou a governadora.

Fonte: G1 PI

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas