28 C
Picos

Funcionários do Lacen-PI fazem protesto após ficarem de fora da 1ª fase de vacinação contra Covid-19

#

Funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) realizaram um protesto nesta terça-feira (19), em Teresina, para que sejam vacinados contra a Covid-19 logo com a primeira remessa entregue pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18).

Procurada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, devido ao pequeno número de doses recebidas, a primeira remessa do imunizante será para profissionais de saúde que atuam diretamente com os pacientes infectados pelo novo coronavírus. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí (Sindespi), Geane Sousa, argumentou que, embora os trabalhadores não atuem com os pacientes, os que são da Ala Covid possuem contato com o vírus durante as coletas e análises.

“Eles dizem serem para aqueles que lidam diretamente com o paciente. Mas, no laboratório central, está sendo feita a coleta. O próprio farmacêutico lida com a cepa. Na minha opinião, do mesmo jeito que eles são essenciais para desempenhar suas atividades, eles deveriam ser prioridade na hora da vacinação”, disse.

“Desde que começou a pandemia, o Lacen, em nenhum momento, abandonou as suas atividades. Tem funcionário que, nesse período, ficou até 24 horas revezando. Em nenhum momento eles não deixaram as atividades. Tão tal que naquele momento que não tinha EPI, os funcionários se organizaram e compraram os equipamentos”, acrescentou a sindicalista.

Geane informou que o Conselho Estadual de Farmácia também solicitou à FMS para que os funcionários sejam incluídos a receber a dose ainda nesta primeira remessa.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas