31.4 C
Picos

Fronteiras inicia vacinação contra Covid-19 e médico de 72 anos é a primeira pessoa a receber vacina na cidade

#

Nesta terça-feira, dia 19 de janeiro, milhões de brasileiros foram aos postos de saúde no primeiro dia de vacinação contra o Coronavírus. Em Fronteiras – PI, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, também entrou na luta contra o vírus, e iniciou a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

A imunização teve início às 17 horas desta terça, no pátio do Hospital Regional Norberto Ângelo Pereira. Durante a cerimônia foram imunizados cinco profissionais da saúde, sendo todos trabalhadores do Hospital Regional do município.

O médico cirurgião Francisco Aquiles de Sousa, de 72 anos, foi o primeiro fronteirense a ser vacinado contra a Covid-19. O profissional atua há 40 anos no Hospital Regional de Fronteiras.

Emocionado o médico comemorou a chegada da vacina. “Me pegaram de surpresa, mas que surpresa boa né. Quero dizer que me sinto muito bem, é uma vacina muito boa, tão boa que quase nem sentir a agulha de tão boa que é. Quero aqui agradecer a cada um que participou desse momento histórico, dessa primeira fase, em breve teremos outras etapas, para desta forma sair o mais rápido possível dessa momento bastante delicado que estamos vivendo atualmente,” comentou.

Por coincidência e por trabalharem no mesmo local, a filha do cirurgião Francisco Aquiles, que também é médica foi imunizada durante a cerimônia. Dra. Rayssa foi imunizada e assim como seu pai, entra para a historia da cidade por serem os primeiros vacinados contra a Covid-19. Também foram imunizados nessa primeira fase o médico doutor Diógenes, e os enfermeiros Thiago e Camila.

O prefeito municipal de Fronteiras, Eudes Agripino, que esteve presente durante a cerimônia falou sobre o momento.  “É um momento que vai ficar na minha memoria para o resto da minha vida, e certamente de todos que estiveram nessa cerimônia e de toda população. Hoje o meu amigo e companheiro, o doutor Francisco um dos melhores cirurgiões não digo de Fronteiras e sim de todo o estado do Piauí, foi um dos privilegiados, cito o seu Francisco por ser o primeira pessoa do nosso município e por ter dedicado toda uma vida em ajudar a população da nossa cidade.” Ressaltou.

Bastante emocionado, Eudes festejou a chegada do imunizante na cidade. “Esse momento representa uma grande dimensão, e nos leva a uma boa reflexão, pois através dessa vacina milhares de brasileiros e pessoas no mundo inteiro poderão de fato sobreviver e ter a segurança da vida, a partir de agora vida que segue. Apesar da alegria deste momento, lembramos também da quantidade de famílias que foram devastadas, de lares que firam destruídos, jovens que se foram muito cedo, profissionais da saúde que se dedicaram e trabalharam e tiveram na linha de frente e que hoje as famílias não contam com a presença deles. Então, quando a gente ver médicos como o doutor Francisco, a doutora Rayssa, o doutor Diógenes, e os enfermeiros Thiago e Camila serem vacinados bate uma emoção muito grande, pois a gente começa a está vivendo e vendo a vida de uma forma normal novamente, é uma espécie de recomeço, é um momento muito gratificante.” Disse.

Segundo o Secretário de Saúde do Município, Antônio Neto, a cidade de Fronteiras segue o cronograma do governo federal, onde nesta primeira etapa os primeiros a serem vacinados serão os grupos prioritários, que são os profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.

O gestor informou ainda que a campanha segue a partir desta quinta-feira, 21 de janeiro, para o restante do público alvo, e que conforme mais doses forem enviadas ao município, mais pessoas serão imunizadas.

Fotos da cerimônia;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas