25.4 C
Picos

FRANCISCO MACEDO | Vereador Domingos Diniz é eleito e empossado presidente da Câmara Municipal

#

Em Sessão Extraordinária realizada na noite desta quinta-feira, dia 28 dezembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Macedo — PI, realizou a eleição para escolha da nova mesa diretora da casa, relativa ao biênio 2023 – 2024.

O ato de instalação da Legislatura, foi presidido pelo atual presidente, vereador Adonias José — PT, e contou com a presença dos vereadores Domingos Diniz — PT, Marciel Silva — PSD, Lázaro Carvalho — PSD, Maria Rodrigues — PSD, Kassiomar Antão — PT e Paulo Costa — PT.

Também estiveram prestigiando o processo eleitoral do Poder Legislativo, o prefeito Adeilson Antão, o Novim, acompanhado da primeira-dama Ester Damares, o vice — prefeito Odair Lopes, o secretariado municipal, servidores, assessores, convidados, representantes de instituições e Poderes, e a comunidade em geral.

A eleição, realizada consensualmente com única chapa, foi encabeçada por Domingos Diniz, presidente, e composta pelos parlamentares, Marciel Francisco da Silva Sousa — PSD, como vice-presidente, Maria Rodrigues de Macedo — PSD, como 1º secretária, e Francisco Lazaro Ribeiro Carvalho — PSD, como 2º secretário.

A chapa, intitulada de “União e Compromisso”, recebeu sete votos, ou seja, de todos os parlamentares presentes, sendo eleita por unanimidade. Os vereadores, Dedezinho e Lorena Alencar, que não estiveram presentes na eleição, tiveram abstenção dos votos.

O apuramento dos votos foi realizado pelos vereadores, Kassiomar Antão e Paulo Costa, responsáveis pela contabilização, seguido da posse da nova Mesa Diretora.

Em pronunciamento, o presidente eleito, Domingos Diniz, deixou uma mensagem de agradecimento. “Gostaria de agradecer por essa chance, concedida primeiramente por Deus, e por esses vereadores que sempre pensam no melhor para nossa cidade. Quero parabenizar o atual presidente, Adonias José, que realizou um brilhante trabalho nesta casa, e aos demais parlamentares pelo compromisso com o poder legislativo, e o prefeito Novinho, que sempre teve uma parceria com o legislativo e faz com que as coisas aconteçam para melhorar o município. Também quero deixar minhas palavras de agradecimento a todas as autoridades, os funcionários e colaboradores desta casa, a toda à comunidade que prestigia esse momento importante, e a minha família por todo o apoio ao longo desse caminho.” Comentou.

Domingos disse que será um agente do povo, e seu mandato será realizando em conjunto com todos os vereadores. “Este é um momento de alegria, dedicação e honra. Serei o presidente desta casa a partir de primeiro de janeiro e na realidade fazer com que todos nós vereadores fiquemos satisfeitos. Tenho um grande legado na história política da nossa cidade, por isso, proponho usarmos parcerias ao lado do executivo, para assim desempenharmos um brilhante trabalho em conjunto. Quero dizer a essa nova mesa diretora, e aos demais vereadores que serei presidente da casa, mas não serei dono, serei um agente do povo igual vocês. Estou tendo a honra e a glória concedida pelo senhor em se tornar presidente, sempre sonhei com dia e acredito que todos os vereadores, então prometo honrar com esse compromisso com garra, perseverança, força e coragem. Juntos trabalharemos pelo bem e pelo desenvolvimento deste município.” Disse.

Em discuso, o atual Presidente da Câmara, Adonias José, disse que a palavra que resume seu mandato é gratidão. “Gratidão a Deus pela oportunidade de poder ter me concedido a oportunidade em ser presidente desta casa, primeira vez que fui candidato, sendo motivo de grande honra, pois quando somos eleitos, é mais um desafio porque é muita responsabilidade que carregamos. Eu sempre trabalhei por toda coletividade, o máximo de cuidado pelo meu nome graças a Deus, e fiz o máximo de mim para dar o melhor para os vereadores e toda população do nosso município. Quero dar os parabéns ao vereador Domingos por ser eleito, desejar boa sorte para ele e que quando ele for entregar o seu mandato, que tenha construído mais do que eu”. Disse.

Adonias também fez um balanço de ações realizadas em sua administração, destacando a ampla reforma da Câmara Municipal, como a remodelação completa do plenário, implantação de gabinetes individuais para os vereadores, a instalação de equipamento sonoro, reparo da cantina e almoxarifado, além dos serviços de assessoria especializada, jurídica e contábil. “É um desafio, todos que chegam a presidência deixam um legado, assim como assumi a casa em ótimo funcionamento, estou tentando entregar de uma forma ainda mais aparelhada, e espero, que nos próximos mandados seja ainda mais ampliada.” Acrescentou.

O vice-prefeito, Odair Lopes, falou da alegria em participar do momento. “É uma alegria estar participando deste momento da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Francisco Macedo. Neste momento, parabenizar Adonias pelo trabalho que foi feito e parabenizar toda mesa diretora eleita, em nome do presidente Domingos e toda equipe. Me coloco à disposição como vice-prefeito para continuarmos todos juntos nessa luta, buscando o melhor para Câmara e para o município, pensando sempre no bem-estar social e na melhoria do nível da nossa população, buscando progresso e desenvolvimento. Desejo um feliz 2023 com muita saúde, paz e muitas realizações para todos”, destacou.

Em sua oratória, o prefeito Adeilson Antão, destacou a parceria do executivo com o legislativo, e do compromisso com os vereadores, em prol do progresso e desenvolvimento de Francisco Macedo. “Dizer a alegria da parceria do executivo com o legislativo. Estamos terminando aqui o segundo ano de mandato, graças a Deus com uma parceria que vem dando certo, prefeito compromissado e vereadores comprometidos com o progresso e desenvolvimento de Francisco Macedo. Quero parabenizar o vereador Domingos com a eleição unânime com a presença dos sete vereadores presentes, como diz a chapa união e compromisso, somente com união, compromisso e responsabilidade teremos como fazer uma Francisco Macedo melhor, como a gente vem fazendo. É notório e visível hoje, poder comprovar que a nossa Câmara Municipal é uma das mais bonitas de toda à região, e isso é resultado de trabalho e do compromisso adotado pelo ex-presidente Lázaro e pelo atual gestor Adonias, dois mandatos de responsabilidade, união e humildade, e que agora será repassada para o Domingos. Desejo boa sorte ao vereador Domingos, e a diretoria da mesa” Frisou.

O gestor também fez um balanço da gestão, e anunciou novos investimentos. “Temos uma notícia boa para próximo ano que é um acréscimo na receita do município, temos se dedicado muito em arrecadação, em buscar novos investimentos, e graças a Deus temos logrado exito. Hoje também recebemos outra boa notícia, o empenhamento de 300 mil reais para compra de equipamentos para a UBS, além de duas vans compradas para saúde, que serão entregues agora no início do ano, aonde serão muito importante para o transporte de passageiros para Picos, Teresina e demais cidades. Administração é isso, é trabalho, é compromisso, é a solução de problemas, hoje nossa cidade vive outra realidade, é visível você ver o avanço e desenvolvimento da cidade com obras na sede e zona rural, que garantem a qualidade de vida da população, e é só o começo de uma nova história. O que desejo para os, francisco, macedenses, é um ano abençoado e que todas as famílias tenham paz e prosperidade e belos dias.” Disse.

Também recorreram à palavra os vereadores, Marciel Silva, Maria Rodrigues, Lázaro Carvalho, Kassiomar Antão, os advogados Salatiel e Rubens Filho, e filha do presidente eleito, Shirley Diniz, que em seus pronunciamentos, parabenizaram o novo presidente.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas