Forças de segurança garantem tranquilidade no Picos Cidade Junina 2025

Atuação integrada da Polícia Militar, por meio do 4° Batalhão, com suas tropas especializadas — Força Tática e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) —, da 3ª Companhia do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), além de bombeiros civis e segurança privada, garantiu a tranquilidade no maior São João do Piauí, o Picos Cidade Junina.

Outro ponto importante foi o trabalho da equipe de agentes de trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos (STTRAM), que atuou na organização do tráfego urbano, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal do Piauí, responsável pelo patrulhamento na BR-316, uma das principais vias de acesso ao local do evento.

Além da animação, geração de renda e estrutura elogiada, o evento também se destacou pela segurança. Durante os dias de festa, não foram registradas ocorrências de assédio, furtos, roubos ou brigas no local do evento nem nas imediações do bairro Boa Sorte, onde a festa acontece.

De acordo com o tenente Joel, da Força Tática do 4º BPM, a festa transcorreu de forma pacífica.
“Foi um evento tranquilo, sem nenhuma intercorrência. Uma das festas mais calmas das quais participamos nos últimos anos enquanto força de segurança pública”, destacou.

A Polícia Militar atuou com um efetivo entre 40 e 50 policiais, distribuídos dentro e fora do circuito da festa. Também foi instalada uma Base Móvel de Segurança enviada de Teresina, reforçando o policiamento preventivo e ostensivo nas áreas próximas ao evento.

“Colocamos policiais no local do evento, nas imediações fazendo as rondas ostensivas nas viaturas e estivemos também com uma Base Móvel de Segurança que veio de Teresina”, pontuou o Oficial.

O chefe de segurança da empresa Elite, Nildo, reforçou a boa avaliação. “Esse foi um dos maiores eventos que Picos já teve e, em termos de organização e segurança, também um dos melhores. Empregamos uma equipe grande, e graças a Deus correu tudo bem. O público se comportou muito bem, sem ocorrências graves.”

Já o bombeiro civil Geraldo Silva ressaltou o nível da estrutura e o comportamento da população.
“Foi um evento de grande porte, talvez um dos maiores já realizados em Picos. Mas o que impressionou foi a tranquilidade. Nunca tinha visto um evento com esse nível de segurança aqui.”

A segurança, um dos pontos altos da festa junina, contribuiu diretamente para que milhares de pessoas aproveitassem o evento com conforto e tranquilidade.