24.8 C
Picos

FMS divulga calendário de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo; confira

#

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo. As campanhas são realizadas simultaneamente pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (14), segundo a FMS, três postos drive thru estarão abertos para vacinação contra a Covid-19.

Serão aplicadas 1ª e 2ª dose (para pessoas de 12 anos e mais), 3ª dose (1º reforço) para pessoas acima de 18 anos, além da 4ª dose (2º reforço) para pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde. A vacinação acontece das 9h às 17h nos terminais do Parque Piauí, Itararé e Buenos Aires.

Já na próxima semana, a imunização terá redução gradativa da idade com direito à 4ª dose da vacina contra a Covid-19 nos seguintes locais: CEU Norte e os terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé, Livramento, Buenos Aires e Bela Vista.

Além dos grupos prioritários para 1ª, 2ª e 3ª dose, a partir de segunda-feira (16), passam a ter direito à 4ª dose a população em geral de 30 anos e mais. Por fim, na quinta-feira (19), a idade será ampliada para 18 anos e mais.

Vacinação infantil (Covid-19)

A vacinação infantil contra a Covid-19 continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para todas crianças de 5 a 11 anos que precisam tomar a 1ª ou 2ª dose, sem necessidade de agendamento.

Locais de aplicação: Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti.

Vacinação infantil (Gripe e Sarampo)

As demais UBS receberão os grupos prioritários da vacina da gripe: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

Nesses mesmos locais, está sendo feita a vacina contra o sarampo, que é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (independentemente da situação vacinal) e trabalhadores da saúde (neste caso, em caráter de atualização da caderneta).

O que levar

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina.

Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina.

Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

Programação – Vacinas Covid-19, gripe e sarampo:

Drive Thru – Covid-19

– SÁBADO (14/05)

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Itararé, Terminal Buenos Aires

– 1ª dose – 12 anos e mais

– 2ª dose – 12 anos e mais

– 3ª dose (1º Reforço) – 18 anos e mais

– 4ª dose (2º Reforço) – 40 anos e mais, trabalhadores da saúde

– SEGUNDA (16/05) E QUARTA (18/05)

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, CEU Norte, Terminal Itararé, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, Terminal Bela Vista

– 1ª dose – 12 anos e mais

– 2ª dose – 12 anos e mais

– 3ª dose (1º Reforço) – 18 anos e mais

– 4ª dose (2º Reforço) – 30 anos e mais, trabalhadores da saúde

– QUINTA (19/05) E SEXTA-FEIRA (20/05)

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, CEU Norte, Terminal Itararé, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, Terminal Bela Vista

– 1ª dose – 12 anos e mais

– 2ª dose – 12 anos e mais

– 3ª dose (1º Reforço) – 18 anos e mais

– 4ª dose (2º Reforço) – 18 anos e mais, trabalhadores da saúde

UBS – Covid-19

SEGUNDA (16/05) E SEXTA-FEIRA (20)

Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti

– 1ª e 2ª dose – Crianças de 5 a 11 anos (livre demanda)


Demais UBS – Gripe e sarampo

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) (gripe e sarampo)

– Trabalhador da Saúde (gripe e atualização de sarampo se necessário)

– Gestantes (apenas gripe)

– Puérperas (apenas gripe)

– Professores (apenas gripe)

– Idosos (60 anos e mais) (apenas gripe)

– Pessoas com deficiência permanente (apenas gripe)

– Caminhoneiros (apenas gripe)

Jaqueliny Siqueira com informações da FMS
[email protected]

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas