24.3 C
Picos

Festejo de São José é iniciado com grande entusiasmo em Caldeirão Grande do Piauí

#

Com grande entusiasmo, o Festejo em homenagem a São José, santo padroeiro de Caldeirão Grande do Piauí, foi oficialmente aberto na noite desta sexta-feira, dia 10 de março de 2023. A abertura contou com uma santa missa no adro da igreja de São José, presidida padre Edivaldo Silva, pároco da Paróquia São Simão.

O Festejo de São José é uma tradição muito importante na cidade, e a cada realização reúne milhares de fiéis e visitantes de várias cidades da região. Este ano, a maior eventualidade religiosa que seguirá até o dia 19 de março, refletirá sobre o tema, “São José, exemplo de santidade e modelo das vocações”.

A programação alusiva as festividades iniciaram logo cedo, com a realização de uma alvorada festiva, seguindo da Oração das Laudes, do café comunitário, e do Ofício de São José. À noite, o cronograma seguiu com o Terço Mariano, e com a realização da missa solene de abertura dos festejos.

Conduzida pelo padre Edivaldo Silva, pároco da Paróquia São Simão, de Simões — PI, e concelebrada pelos padres, Fernando Amando, vigário paroquial da Área Pastoral de Caldeirão Grande do Piauí, e Claudio Silva de Pio-IX, a celebração destacou a importância do santo na vida dos cristãos.

Em entrevista ao Portal InfoNewss, o vigário paroquial da Área Pastoral de Caldeirão Grande do Piauí, padre Fernando Amando, expressou sua felicidade em participar pela primeira vez como coordenador dos Festejos de São José. “Para mim é uma satisfação muito grande, poder liderar e coordenar esses Festejos de São José, eu sempre participei como convidado nas celebrações em Caldeirão Grande, mas nunca imaginei que um dia imaginei pudesse ser coordenador dessa grande comunidade.” Relatou.

O pároco disse que o povo de Caldeirão Grande são muito generosos, passam uma grande segurança, e que seu sentimento é de que vale apena ser padre por amor. “Meu sentimento é de gratidão. Aqui, você só pode realmente entender o que é o povo de Caldeirão se viver aqui dentro. Digo isso porque visitei várias vezes como visitante, e tive uma certa impressão, mas não tinha certeza. Essa certeza só veio quando comecei a conviver com as pessoas daqui e constatei que elas são generosas, bondosas, com um coração muito grande.” Disse.

Estiveram presentes na abertura, autoridades como o prefeito Filipe Gonçalves, o vice-prefeita Zulene Leal, o presidente da Câmara de Vereardes, Marcondes Alencar, demais vereadores, o secretariado municipal, comerciantes, e os apostolados da Oração de Marcolândia, Francisco Macedo, Padre Marcos e Simões.

Até o encerramento dos Festejos, serão realizadas diversas atividades religiosas, como novenas, terços, missas e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação de padres convidados da região e o bispo Dom Plínio José. Além disso, a cada dia após a celebração, acontecerá a quermesse.

O novenário segue até o dia 19 de março, data em que é comemorado o Dia de São José, onde acontecerá a missa solene de encerramento dos festejos, celebrada pelo padre José Nilton de Araripina — PE, seguida de uma procissão pelas principais ruas da cidade. Vale destacar que no penúltimo dia de programação, 18 de março, às 09h, serão realizados batizados e casamentos, o ofício de São José, missa, e o tradicional Leilão de São José.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas