24.9 C
Picos

Fake news atrapalha discussão sobre uso medicinal da cannabis no Piauí, diz deputado

#

Autor do Projeto de Lei (PL) que regulamenta o uso de medicamentos a base cannabis no Piauí, o deputado Ziza Carvalho (MDB) avalia que a desinformação é um dos problemas que dificultam a discussão do assunto no estado. A matéria foi aprovada pela  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alepi) nesta terça-feira (14), após ter sido arquivada pelo colegiado no ano passado.

“A falta de conhecimento e as fake news acabam atrapalhando, mas o que a ciência mostra é importante. Hoje o mundo inteiro trata os medicamentos à base do canabidiol como um remédio extremamente eficaz. Todas as agências de vigilância sanitária que tratam de medicamentos nos Estados Unidos e Europa já tem isso como pacificio”, afirmou o deputado em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (15).

O projeto, que ainda deve tramitar em outras comissões temáticas da Alepi antes de ir para votação em Plenário, a estabelece a criação de uma política estadual de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos a base da planta e que contenha em sua fórmula as substâncias Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabidiol (THC). A distribuição deverá ser feita nas unidades de saúde pública estaduais e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Durante a entrevista, Ziza Carvalho destacou que por conta da “omissão” da União em relação à regulamentação e aprovação do uso desses medicamentos em nível federal, muitos estados têm tomado a dianteira ao tratar este assunto como questão de saúde pública, como o é o caso de São Paulo. Para ele, a implantação de uma política nacional poderia facilitar o acesso a esses remédios.

“O preço é muito alto por não ter uma política que regulamente a fabricação e comercialização por laboratórios nacionais. A maioria das vezes eles têm que se socorrer ao poder Judiciário, que começou a autorizar. O preço chega muito pesado para a população que precisa e que, na maioria das vezes, são pessoas pobres que têm filhos ou idosos em casa que fazem uso do medicamento”, comentou o parlamentar.

Confiante em uma rápida tramitação, Ziza Carvalho acredita que a pauta pode ser aprovada pelo legislativo estadual até o próximo mês de abril para, em seguida, seguir para a sanção do governador Rafael Fonteles (PT).

Fonte: Cidade Verde

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas