Treze estudantes do terceiro período do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Picos, tiveram oito trabalhos aprovados para apresentação no evento internacional de Materialismo Histórico, que será realizado entre os dias 2 e 4 de julho, em Barcelona, na Espanha.
Os artigos foram desenvolvidos a partir da disciplina de Economia Política, ministrada pela professora doutora Amélia Coelho Maciel, que assina como coautora das produções acadêmicas junto com a professora e advogada Joicyara Bernardes. As pesquisas foram elaboradas em parceria entre os estudantes e as docentes, abordando temas ligados à economia política, crítica do direito, teoria social, Estado e transformações contemporâneas.
O encontro reúne pesquisadores de diversos países e é considerado um dos espaços acadêmicos relevantes na área, o que reforça a importância da aprovação dos trabalhos e destaca a produção científica realizada na universidade pública estadual, levando o nome do Piauí ao circuito internacional de debates acadêmicos.

Entre os trabalhos aprovados estão pesquisas que discutem capitalismo, privatizações, inteligência artificial no Judiciário, energia fotovoltaica, turismo no litoral piauiense, políticas de esterilização e o Pix como instrumento neoliberal.
Os artigos aprovados foram: A Fabricação da Escassez: Capitalismo, Abundância Produtiva e a Catástrofe como Método de Governança, de Thalia Rute Santos Moura e Mirelly Silva Moura; A atualidade da acumulação primitiva: Privatização do saneamento básico no Estado Brasileiro do Piauí, de Kariny da Costa Brito Silva e Francisca Vitória Sousa Oliveira; A Inteligência Artificial no Poder Judiciário Brasileiro à Luz de Marx, Lukács e Antunes, de Marisa de Castro Leite; Energia Fotovoltaica e Expropriação Energética no Brasil: Acumulação, Desigualdade e a Transição Energética sob o Capitalismo, de Fábia Edna de Sousa e Kariny da Costa Brito Silva; A política da esterilização de mulheres no capitalismo periférico: Brasil e Índia em perspectiva comparada, de Francisco de Holanda Moura e Enzo Gabriel Morais Lima; Automação, Valor e Estado no Capitalismo Dependente: Uma Crítica Marxista da Inteligência Artificial no Judiciário Brasileiro, de Amanda Maria Dantas Alencar e Letícia Moura de Araújo; A atualidade da acumulação primitiva: Expropriação pela indústria do Turismo no Litoral do Piauí, de Antônio Maycon de Moura Carvalho; e Pix como instrumento neoliberal da reprodução do capital no Brasil, de Gabryella da Costa Ferreira da Cruz e Aylla Maires Pinheiro Holanda.
O grupo reúne estudantes com origens em diferentes municípios do Piauí, como Dom Expedito Lopes, Inhuma, Monsenhor Hipólito, Oeiras, Patos do Piauí, Picos, Sussuapara e Vera Mendes, evidenciando o potencial acadêmico do interior do estado e a capacidade de alcançar espaços internacionais de pesquisa e debate.
Apesar da conquista, os estudantes agora enfrentam o desafio de custear passagens, hospedagem e despesas básicas para representar suas cidades, a Uespi e o Piauí no evento. O grupo busca apoio institucional e financeiro para viabilizar a participação em Barcelona.
Quem quiser acompanhar a mobilização pode seguir o perfil @uespiembarcelona no Instagram. Doações podem ser feitas via Pix pelo e-mail amandadantas4040@gmail.com
