21.7 C
Picos

Estudante de Paulistana-PI tem projeto pré-selecionado para programa da Câmara dos Deputados

#

A estudante do Instituto Federal de Paulistana-PI, Cássia Coelho Rodrigues, de 17 anos, foi pré-selecionada pelo estado do Piauí para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, que é um programa de protagonismo juvenil promovido pela Câmara dos Deputados.

A lista com os pré-selecionados foi divulgada no dia 30 de julho, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Entre os estudantes do estado inscritos, 08 foram pré-selecionados para participarem da seleção final, onde o Piauí tem duas vagas. A escolha dos dois projetos, será realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados.

Para Cássia, redigir um projeto de lei foi uma experiência que lhe rendeu bastante aprendizado:

“Fazer um projeto de lei foi uma experiência inigualável, aprendi a escrita legislativa do zero, e ter sido pré-selecionada foi ainda mais inexplicável. Representar minha cidade, Paulistana, de 21 mil habitantes, e a rede que eu amo, o IFPI, já foi recompensador. Eu falei sobre saúde pública, a importância do Estado atuar na humanização do câncer e das doenças raras, um orgulho pra mim esse PL. Agora é esperar a seleção final” Disse a estudante paulistanense.

Cássia Coelho é a atual Parlamentar Juvenil do Mercosul no estado do Piauí, sendo destaque no meio escolar de Paulistana-PI pelo seu histórico de protagonismo acadêmico.

No dia 12 de agosto, a jovem irá promover um bate-papo on-line e gratuito, sobre o papel das mulheres piauienses – em comemoração ao dia internacional da juventude.

Com o tema: empoderamento feminino: Aonde estão as mulheres piauienses? O evento contará com a presença de uma mesa de convidadas 100% feminina. Dentre elas Regina Sousa, Ex-senadora e atual Vice-governadora do Piauí.

Participarão também: Dra. Viviane Moura – Superintendente da PPP Piauí, Isadora Cortez – Ativista e Presidente da UJS-PI, Bruna Mesquita – Socióloga da UEMA, Prof Luciana – Socióloga do IFPI Campus Teresina Central, Régia Saraiva – Parlamentar jovem brasileira do Piauí 2019 e Yasmin Leal – Jovem Senadora do Piauí 2019

“Ter a oportunidade de juntar esse tanto de mulheres incríveis em um só evento é um marco histórico pra mim, estou dando voz e vez a muitas outras por meio disso” Pontuou Cássia.

O bate-papo será no dia 12 de agosto, às 17h, pela plataforma Google Meet.

Inscrições limitadas: https://forms.gle/BfeVkjf8szVwA3Vv9

Fonte: Piauí em Foco

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas