24.5 C
Picos

No dia da Consciência Negra, árbitro sofre racismo durante jogo no Albertão

#

Um árbitro de futebol foi vítima de racismo durante jogo no Albertão na noite desta quarta-feira (20). O juiz Iudiney Silva estava apitando a partida do River X Timon, pelo Campeonato Piauiense Sub-15, quando foi xingado de “nego urubu ladrão” e que deveria “voltar para o lixo”. O episódio acontece em data comemorativa ao Dia da Consciência Negra.

Iudiney Silva gravou um vídeo relatando o crime.

“Sofri ofensas racistas vindo de um torcedor riverino, infelizmente no Dia da Consciência Negra eu pude viver na pele esse tipo de preconceito no qual está muito enraizado na sociedade”, disse o árbitro.

Como não tinha policiamento no Albertão, o suspeito não foi preso em flagrante. O árbitro registrou Boletim de Ocorrência.

A Federação de Futebol do Piauí, que desde o ano passado faz campanha contra o racismo em campo, condenou a atitude do torcedor. O Federação assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para coibir e punir os atos de discriminação como racismo e homofobia durante os campeonatos piauienses.

“É um ato revoltante e estaremos adotando as providências”, disse Robert Bown Carcará, presidente da Federação de Futebol do Piauí.

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, José Steifel, informou que é o terceiro caso de racismo em campo envolvendo campeonatos piauienses. Um jogador do Piauí foi vítima de racismo, um árbitro em um jogo em Campo Maior e agora do caso de Iudiney Silva.

Fonte: Cidade Verde

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui