
Chegar aos 100 anos de idade com disposição para deixar qualquer jovem com inveja e rodeado de pessoas amorosas é um privilégio para poucos, não é uma missão para qualquer um, sem dúvida, mas foi um feito que a dona para Maria Benedita de Carvalho pode dizer que teve.
Nascida em 11 de setembro de 1918, na localidade Barreira, que a época pertencia à Jaicós, atualmente conhecida como Barreira Cícero da Moça Município de Padre Marcos, Dona Maria teve seu merecido centésimo aniversário celebrado em 3 (três) grandes eventos que aconteceram em 2(dois) dias. Uma festa que contou a sua rica trajetória de vida e relembrou algumas de suas mais marcantes histórias.
A agricultora completou 100 anos de vida na última terça-feira, dia 11, mas as merecidas comemorações festivas aconteceram nos dias 15 e 16 do respectivo mês, com a participação de cerca de 500 (quinhentos) convidados, entre parentes e amigos.
Iniciando as festividades amigos e familiares se reuniram no final da tarde deste sábado, 15, em uma missa na Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos-PI. Durante a missa foram grandes as homenagens dos familiares e amigos da Aniversariante. Filhos, Netos, Bisnetos, Sobrinhos, e Amigos deixaram suas mensagens. Na oportunidade também foi apresentada toda a Biografia da centenária.
O padre Fernando, que presidiu a celebração bastante emocionado, disse que o sentido e o segredo de uma pessoa chegar a tal idade com saúde e alegria se deve a fé e amor semeados durante toda sua trajetória de vida.
Após a missa um jantar solene foi realizado pela família da centenária com o apoio do seu Neto, o Vereador Antônio Chiquinho, para celebrar essa data tão importante.
O evento foi realizado no Centro Social de Padre Marcos e contou com um excelente trabalho de ornamentação e Buffet. Os convidados foram recepcionados pela própria aniversariante, que cumprimentou a todos com carinho e atenção. Outro momento emocionante foi cântico do “parabéns para você”.
A localidade que Dona Maria nasceu e até hoje reside não poderia ficar de fora das festividades, neste domingo, dia 16, encerrando as comemorações foi realizado uma festa na Localidade Lagoa do Aguapé, próximo ao interior Barreira de Cícero da Moça, organizada pela família e amigos que teve a frente seu neto, o Vereador Antônio Neto.
BIOGRAFIA
Maria Benedita, Filha de Benedito Bartolomeu de Carvalho e Dominiciana Maria de Carvalho, teve nove irmãos. Nasceu no dia 11/09/1918, na localidade Barreira. Filha de família humilde tinha que ajudar nas atividades tanto na roça como em casa.
Aprendeu com a sua mãe a fazer renda e bordado. Ainda no início de sua adolescência teve que tomar de conta da casa, pois seus pais precisavam trabalhar na roça. Era ela, a responsável por fazer a comida. Foi crescendo dotada de grande responsabilidade. Tornou-se uma pessoa amada e respeitada naquela comunidade, pela boa índole, zelo e honradez e respeito aos seus pais.
Conheceu o jovem Antônio, através de um de seus irmãos. Ambos foram se conhecendo melhor e resolveram vivenciar um amor eterno. Então, em 1937, casou-se com o Senhor Antônio do Nascimento Carvalho (IN MEMORIAM), que faleceu em 24 de março de 1998 aos 83 anos de idade.
Tiveram 8 (oito) filhos: Cícero Antônio de Carvalho, Francisco Antônio de Carvalho, Maria Alice de Carvalho, Domiciana Maria Neta, João Antônio de Carvalho, Benedito Antônio de Carvalho, Antônio Lopes de Carvalho e Egídio Antônio de Carvalho e mais dois adotivos Benedito Cícero de Carvalho Ditinho e Antônio Egídio Carvalho.
Sua primeira casa depois de casada foi uma latada com malva “perguenta”. Tiveram uma vida cheia de dificuldades, mas o amor construído pelos dois os ajudava a superar todas as situações adversas. Após 61 longos anos de convivência na mais perfeita união, exemplo de vida que ao longo da caminhada se transformou em um dos mais valiosos tesouros não só para a família como também para toda a comunidade de Lagoa do Aguapé Fraga e demais localidades vizinhas.
Sempre viveu na roça. Local esse em que encontrou seu sustento e tranquilidade para cuidar de sua família e seus criatórios. Mãezona, Dona Maria sempre foi cuidadosa com os filhos.
Católica, Maria Benedita, sempre trouxe a religião no centro da família hoje aos 100 anos de idade Dona Maria Benedita é possuidora de um grande legado.
Dotada de Grandes Virtudes e elevado espírito de solidariedade para com o próximo. Dedicou-se voluntariamente através de orações na cura de uma série de moléstias, especialmente de crianças, atraindo assim, um grande número de pessoas que a admiravam cada vez mais.
Olhando o panorama de sua vida, vemos a grandiosidade do seu doce sorriso, ao lado de sua grande família que com as bênçãos divinas, contado 61 anos de feliz união conjugal. Dos dez filhos, adveio 50 netos 61 bisnetos e 10 trinetos. São 100 anos Bem vividos e Uma História riquíssima de caridade superação.
CONFIRA FOTOS DOS DOIS DIAS DE FESTAS
*Clique no álbum de fotos desejado.
FOTOS | 1º DIA, MISSA E JANTAR SOLENE
[rl_gallery id=”21850″]