25.5 C
Picos

Empresas do Rio Grande do Sul construirão usina solar em Picos-PI; Disponibilizando 3,5 mil vagas de empregos

#
Reprodução site Energias da Natureza
Projeto da Energias da Natureza em Dois Irmãos Reprodução site Energias da Natureza

Empresas do Rio Grande do Sul estão tocando um projeto de geração de energia solar no Piauí, no nordeste do país. É uma usina com capacidade de 200 megawatts no município de Picos. A potência é suficiente para abastecer 3 mil residências por ano.

As empresas gaúchas são a Energias da Natureza e a DGE Soluções Renováveis, com assessoria jurídica do escritório Souza Berger Advogados. O objetivo do projeto é participar de leilões de constratação de energia. O projeto deve levar um ano ainda para cumprir as exigências regulatórias do setor.

– A usina está localizada no Piauí por ser uma das regiões de maior incidência solar do país e com alta rentabilidade na produção de energia. As empresas já desenvolvem outros projetos eólicos e solares no Nordeste – explica Frederico Carbonera Boschin, da Souza Berger.

Boschin acrescenta que os custos de uso da terra são mais baixos no Piauí. Além disso, os sistemas de transmissão de energia estão preparados para receber estes projetos, o que não é o caso do Rio Grande do Sul.

– Em se tratando de usinas solares de grande porte, por conta da maior incidência solar no Nordeste, faz mais sentido econômico o desenvolvimento deste tipo de projeto naquela região. Os custos de uso da terra são mais baixos. Lá, a terra não tem tanta rentabilidade quanto aqui no Rio Grande do Sul, onde é usada para a agropecuária. Outro ponto são os incentivos governamentais locais com um acesso facilitado ao aparato burocrático pelos investidores, facilitando o diálogo.

Durante a obra de implantação da usina, serão gerados 3,5 mil empregos diretos e indiretos. Na operação, serão 15 empregos.

 

 

Fonte: Zero Hora | gauchazh

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui