23.6 C
Picos

Em Vera Mendes — PI, campanha Maio Laranja é aberta com rodas de conversas em Escolas Municipais

#

No mês de maio, período em que é difundida a campanha nacional “Faça Bonito” de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Município de Vera Mendes, situado no estado do Piauí, realizou uma série de ações de enfrentamento à violência nas Escolas Municipais, marcando a abertura da campanha.

Em Vera Mendes, iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal em conjunto com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além de contar com a parceria de entidades de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar, CMDCA e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

A campanha Maio Laranja visa conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo principal é promover a proteção dos direitos infantojuvenis e mobilizar a população para se engajar na luta contra esse grave problema social.

Durante a abertura, realizada durante os dias 10 e 11, as Escolas Municipais desempenharam um papel fundamental ao sediarem diversas atividades voltadas à conscientização e enfrentamento da violência sexual. Foram realizadas palestras, rodas de conversas, workshops e outras iniciativas que visam informar, sensibilizar e engajar alunos, professores e comunidade escolar.

As palestras foram ministradas por profissionais especializados no tema, como psicólogos, assistentes sociais e membros de entidades de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo o Conselho Tutelar e o CMDCA. Durante esses momentos, foram abordados assuntos relevantes relacionados à identificação dos sinais de abuso, às consequências para as vítimas e às formas de prevenção e denúncia.

As rodas de conversas permitiram um diálogo aberto e acolhedor entre os participantes, proporcionando um ambiente seguro para que alunos pudessem compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e receber orientações. Essas atividades têm um papel crucial na desconstrução de tabus e estigmas, além de encorajar vítimas em potencial a denunciar casos de violência.

Segundo a psicóloga Ala Nani, a mobilização da Campanha é uma ferramenta crucial na luta contra a violação de direitos, por fortalecer o sistema de garantia desses direitos por meio do trabalho em rede. Além disso, ela ressalta a importância de conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos do abuso e exploração, fornecendo orientações sobre como se proteger e divulgando canais de denúncia.

A Orientadora Social Janaína Marques enfatiza a importância fundamental de combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente atualmente. Ela destaca haver numerosos ataques aos direitos fundamentais desses indivíduos, como o direito à vida, à educação, à saúde e ao lazer. “É responsabilidade não somente das autoridades, mas da sociedade na totalidade proteger e zelar para que esses direitos sejam respeitados e cumpridos.” Relata.

Domingas Edna, primeira-dama e secretária de Assistência Social, disse que a gestão segue compromissada em garantir os direitos de crianças e adolescentes. “Nosso compromisso é garantir a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes. Estamos engajados em prevenir o abuso e a exploração sexual, promovendo ações de conscientização e apoio psicológico para as vítimas.” Destaca.

Prefeitura de Vera Mendes — PI realiza audiência pública e presta contas do  segundo semestre de 2022 - Info Newss

A secretária de Educação, Elisângela Marques, ressaltou que a problemática é uma responsabilidade de todos. “Temos a obrigação como cidadão de proteger as nossas crianças e adolescentes, e fornecer um ambiente seguro e educativo é nossa prioridade. Estamos comprometidos em promover a conscientização sobre o abuso e a exploração sexual, capacitando alunos e professores para prevenir e combater essa violência, garantindo o direito de cada criança e adolescente a uma educação protegida.” Disse.

Além das palestras e rodas de conversas, outras ações foram desenvolvidas para ampliar o alcance da campanha. Foram distribuídos materiais educativos, como cartazes, panfletos e folders, contendo informações relevantes sobre a prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esses materiais foram disseminados nas escolas, em órgãos públicos e em locais de grande circulação na cidade.

O encerramento da campanha acontecerá quinta-feira, 18, quando Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, com a realização de um Culto na Igreja Assembleia de Deus, voltado para aulos e professores da rede municipal de ensino.

Mais fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas