Em Itainópolis, Missa do Morro de Nossa Senhora de Fátima celebra 65 anos de história, fé e devoção

#

Itainópolis, uma cidade encantadora localizada no interior do Piauí, tem um evento anual que desperta a devoção e a fé de seus habitantes. No dia 13 de maio, a comunidade se reúne para celebrar a festa religiosa de Nossa Senhora de Fátima, có-padroeira do município. Este ano, a celebração foi ainda mais especial, marcando o 65º aniversário dessa tradição religiosa.

Desde o amanhecer, os fiéis católicos começam a se concentrar na igreja matriz da cidade. Unidos em oração, eles buscam renovar sua fé e expressar sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. A atmosfera é de expectativa e emoção, à medida que se preparam para a emocionante jornada que está por vir.

A procissão é o momento central da celebração. Os fiéis seguem a imagem da santa, a qual é cuidadosamente levada por um grupo de devotos, em direção ao Morro de Fátima. Esse trajeto até o alto do morro é repleto de significado, simbolizando a jornada de fé e o desejo de alcançar um contato mais próximo com o divino.

Durante o percurso, os participantes entoam cânticos religiosos, fazem preces e expressam sua devoção. É um momento de profunda espiritualidade, no qual os corações se enchem de gratidão e esperança. A caminhada até o Morro de Fátima é uma experiência única, que fortalece os laços da comunidade e reforça a fé de cada indivíduo presente.

Ao chegarem ao alto do morro, os fiéis são recebidos por uma vista panorâmica deslumbrante da cidade. Ali, em um ambiente tranquilo e sagrado, é realizada a Missa do Morro. O padre Miguel Feitosa de Jaicós, conduziu a celebração, acompanhada pelos padres, Francisco de Assis pároco local, Chiquinho de Patos e Ramires São Julião.

De lá, os fieis retornaram à Igreja Matriz, onde aconteceu a cerimônia de bênção do Santíssimo Sacramento, um momento solene e reverente que emociona a todos, que na oportunidade, foi conduzido pelo padre Francisco de Assis.

Em entrevista, o padre falou da experiência de poder participar pelo primeiro ano à frente do festejo como pároco. “Nestes 65 anos de fé e devoção, podemos testemunhar a imensa força da devoção a Nossa Senhora nesta festa, já enraizada no coração das pessoas e faz parte da história deste município. É realmente inspirador ver a conexão entre a devoção a Nossa Senhora e o caminho em direção a Jesus. É uma experiência única para mim como padre, liderando esta paróquia e testemunhando a dedicação de todos na vivência da fé e no trabalho para realizar essa festa. Expressamos nossa gratidão pelas inúmeras bênçãos que recebemos em nossas vidas e nesta cidade, abençoando todos os fiéis devotos de Nossa Senhora. Que, seguindo o exemplo de Maria, busquemos sempre servir ao Senhor da vida, Jesus Cristo, o centro e a razão maior de nossa fé. Agradecemos a todas as equipes que trabalharam incansavelmente para o sucesso de nosso festejo. Que o bondoso Senhor abençoe e ilumine a todos.” Disse.

O prefeito do município, Miguel Rodrigues, participou acompanhado da esposa, a primeira-dama Maria do Socorro, falou sobre a festividade, sendo considerada uma das principais do calendário municipal. “É com imensa gratidão a Deus que celebramos mais um ano dos festejos em honra a Nossa Senhora de Fátima, chegando ao marco dos 65 anos de devoção nesta cidade. Essa festividade vai além das fronteiras do nosso município, atraindo fiéis não só da região, mas também de diferentes partes do país. A nossa gestão sempre apoiou as causas religiosas, colaborando ativamente com as igrejas e oferecendo todo o apoio ao nosso alcance. O festejo cresce e se fortalece a cada edição, tornando-se um momento especial de agradecimento a Deus e a Nossa Senhora por todas as bênçãos generosamente derramadas sobre o nosso amado município.” Enfatizou.

Festa de Nossa Senhora de Fátima em Itainópolis

A festa de Nossa Senhora de Fátima em Itainópolis é mais do que uma tradição religiosa, é um momento em que a fé se manifesta de forma tangível, fortalecendo os laços comunitários e alimentando a esperança em tempos difíceis.

Mais fotos;

Nathan Gomes
Nathan Gomes
Formado em Informática pelo Instituto Federal do Piauí, Graduando em Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Piauí, Chefe em Sistemas da SEMED em Vera Mendes - PI, e colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas