Teve início neste mês de maio, pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, uma campanha com várias atividades alusivas à semana de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades são referentes ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesta quarta-feira 16, aconteceu as palestras de encerramento da Campanha de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha visitou o Povoado Caboclo e outros colégios da zona rural. Foram desenvolvidos diversos trabalhos com educadores, trabalhadores da educação e da ação social do município e principalmente com as crianças, adolescentes.
A campanha teve como palestrantes a Psicóloga Leyse Barroso Dantas Martins e a Assistente Social Sara Leal. As referidas palestras tiveram como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
De acordo com a Psicóloga, Leyse Dantas, a campanha deve ampliar o debate entre profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de entidades e outros segmentos sociais, sobre os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, divulgando os canais de denúncia.
“Percorremos todo o Município com essa campanha, desde a Zona Urbana quanto a Zona Rural. Essa integração possibilitará eficiência em relação à prevenção”, disse.
Sara Leal, Assistente Social, ressaltou a importância da campanha. Estamos buscando um trabalho integrado entre todas as secretarias do município e instituições governamentais e não governamentais. Pretendemos sensibilizar e mobilizar toda a população para o enfrentamento desse problema de exploração e abuso sexual, um tema, que infelizmente, ainda é tolerante para muitas pessoas.
“Realizamos palestras em todas as escolas do município. Para nós que estamos ali no dia a dia, acompanhando casos absurdos, participar de um evento bem organizado como esse é gratificante. Nosso objetivo foi alcançado, mas ainda falta muito, precisamos de mais dias como o 18 de Maio, devemos continuar a campanha diariamente.” Pontuou Sara.
Os participantes receberão flores, símbolo da campanha, junto aos materiais informativos e as equipes estarão à disposição para orientações, das 9h ao 12h. A iniciativa é da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
No Brasil, só nos anos de 2015 e 2016, foram realizadas mais de 37 mil denúncias de violência sexual, o que representa apenas 10% dos casos, de acordo com os dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos.
A campanha Proteja foi instituída pela lei Federal nº 9970, de 17 de maio de 2000, e no dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi escolhida pelo caso conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que no dia 18 de maio de 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, por jovens de classe média alta. Apesar da gravidade dos crimes, nenhum dos envolvidos foi punido. A partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000, a data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em todo o país. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br ou podem serem levadas diretamente ao Conselho Tutelar que fica na Rua Angêlo Libanio Ribeiro e atende pelo telefone (89) 9 9472-2120.
Confira Algumas fotos da Palestra;
Da Redação, Infonewss.com