Eleições da OAB-PE acontecem na próxima segunda-feira (18)

Na próxima segunda-feira (18), a advocacia pernambucana vai votar para escolher quem presidirá a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), no triênio 2025/2027.

Independente do resultado, a eleição deste ano já é histórica por dois motivos: é a primeira vez em que há uma candidata mulher concorrendo ao cargo mais importante da instituição. Pela primeira vez, também, a votação será eletrônica e online.

Caso algum advogado ou advogada tenha dificuldade em acessar os dispositivos, haverá, nas 29 subseções, um ponto físico com computadores à disposição dos eleitores. O passo a passo está no site da OAB.

Com histórico de disputas acirradas, a presidência da OAB é sempre bastante cobiçada porque é um cargo de grande visibilidade, sendo um espaço que tem voz e a atenção da sociedade civil.

A instituição, em Pernambuco, tem 93 anos de história. A quantidade de filiados à Ordem no Estado é maior do que o número de eleitores em muitas cidades do Interior. São 42.925 advogadas e advogados vinculados à OAB-PE. Cerca de 29 mil estão aptos a votar presencialmente ou online.

Os nomes que disputam este ano já são conhecidos da advocacia pernambucana. Ingrid Zanella é vice-presidente da Ordem e candidata, obviamente, apoiada pelo atual presidente, Fernando Ribeiro Lins.

Almir Reis, o representante da oposição, foi candidato a presidente da OAB-PE em 2021 e não conseguiu ser eleito por uma diferença de apenas 1,5%. Já o candidato Fernando Santos Júnior se colocou como a terceira via e representa um projeto que vem do Interior. Ele é presidente da subseção de Caruaru, no Agreste.

A OAB-PE teve ao todo 32 presidentes. A única mulher a chegar perto do posto mais alto da Ordem foi a advogada Margarida Cantarelli, que foi vice-presidente da instituição em 1974, depois da mobilização de um grupo de mulheres lideradas por Nair Andrade.

Fonte: Blog do Magno