30.9 C
Picos

Educação de Vera Mendes desenvolve mais uma formação direcionada ao programa Volta ao Novo

#

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, por meio da Secretaria de Educação realizou nesta última semana no tempo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, mais uma formação continuada direcionada ao programa Volta ao Novo, que teve como temática Amabilidade.

A iniciativa busca apoiar as escolas municipais na retomada das aulas presenciais, considerando os possíveis efeitos do isolamento social, para que professores e alunos possam lidar melhor com as mudanças de rotina, inseguranças e ansiedade, naturais a esses novos tempos.

O programa é composto por cinco módulos, que abordam cinco macrocompetências (resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros), que harmonizam-se com os aspectos socioemocionais presentes no conjunto das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No encontro voltado para professores, diretores, coordenadores, alunos, técnicos, equipe da pasta e demais funcionários da rede municipal ensino, trabalhou quarta macrocompetência, que está relacionada as relações interpessoais e a criação de vínculos entre as pessoas, em princípios e sentimentos de compaixão, justiça, e acolhimento.

A secretária de Educação do município, Elisângela Marques, que abriu o evento destacou que a formação continuada tem proporcionado impacto positivo em toda rede de ensino. “Nesse momento de profundas transformações, é muito importante o acolhimento de toda a comunidade escolar. Para isso, é imprescindível que formações sejam realizadas em conjunto aos gestores escolares e aos docentes, pois são eles que proporcionarão o desenvolvimento destas competências socioemocionais juntamente a seus estudantes”, comentou.

A coordenadora do Volta ao Novo no município, Djacilene Xavier, ressaltou sobre a importância das formações que que desenvolvem cinco importantes competências socioemocionais. “Estamos retornando a normalidade aos poucos e precisamos nos adaptar as várias mudanças que estão sendo encontradas nesse retorno, e as formações são realizadas justamente para isso, para estarmos preparados, e além disso, reforça o compromisso da gestão com a educação, pois além da compreensão do conteúdo, essas ações tem como foco o desenvolvimento do ser humano, o que é muito importante neste momento.” Disse.

Durante o evento, o Pastor Romário Marques da Assembleia de Deus em Vera Mendes, realizou uma palestra onde abordou sobre as competências da temática amabilidade, que trata sobre empatia, respeito e confiança.

Estiveram participando do encontro os profissionais da educação, alunos da rede municipal de ensino, e autoridades como vereadores, secretários municipais e demais membros da sociedade, da comunidade em geral, como também banda Korbã e mebros da Assembleia de Deus.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas